Informatica aplicada
Por: Junior Quirino • 5/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.477 Palavras (10 Páginas) • 204 Visualizações
Respostas
.............................................................................................................
- Relacione os dispositivos de entrada, saída, entrada e saída e explique para que serve. Faça uma pesquisa sobre outros dispositivos disponíveis.
Dispositivos de entrada – Teclado, mouse, joysticks, trackballs: Os dispositivos de entrada aceitam informações e comandos do usuário.
Dispositivos de saída – Tela de vídeo, impressora: os dispositivos de saída fornecem informações ao usuário.
Dispositivos de entrada/saída – Pendrive, modem, placa de rede: Os dispositivos de entrada/saída, tem a função tanto de receber informações quanto de fornece-las ao usuário.
Outros Dispositivos:
[pic 1]Leitor de Impressão Digital – Biometria.
Este dispositivo de entrada, faz o mapeamento da impressão digital do indivíduo, transfere esta informação e a compara a um banco de dados previamente formado. Esta tecnologia já existe a algum tempo mas tem ganhado adeptos aqui no Brasil, no início do século 20 em diante. Alguns exemplos dessa transformação são as Empresas que fazem uso da Biometria para fazer o controle de entrada e saída de seus colaboradores, deixando para trás o arcaio cartão de ponto, até mesmo o cartão magnético está sendo substituído por esta tecnologia que em relação as anteriores é bem mais segura, pratica e econômica. Algumas Faculdades como por exemplo a nossa Instituição – ENIAC, também aderiram a este dispositivo usando-o para controle de acesso e presença do estudante. Um outro exemplo é a Justiça Eleitoral Federal que vem desde 2008 fazendo o recadastramento biométrico dos eleitores, com isto a Justiça Eleitoral Federal pretende evitar fraudes no momento das votações, e agilizar o processo de identificação do eleitor.
[pic 2]Scanner
Este dispositivo de entrada, faz a digitalização de imagens, fotos, documentos, textos e etc. Enviando para o computador um arquivo de imagem. Este dispositivo é muito usado quando se precisa mandar algum documento, texto ou imagem por e-mail que não podemos encontrar on-line. Muitas vezes são documentos, textos ou imagens de carácter único.
Webcam
[pic 3]Este dispositivo de entrada, captura a imagem do usuário e a transmite para o computador. Existem diversos tipos e modelo de webcams. Seu preço varia de acordo com o modelo e resolução. Este dispositivo é muito usado para comunicação via vídeo conferencia como chats, bate-papos, comunicadores etc. Muitas empresas usam este dispositivos para realizarem reuniões, eventos, cursos de capacitação pois ele oferece uma dinâmica rápida, flexível e acessível para pessoas que precisam se comunicar a grandes ou pequenas distancias usando imagem em tempo real.
[pic 4]Microfone
Este dispositivo de entrada, transmite o som do usuário para o computador. É um dispositivo também muito usado em vídeos conferencias. Também é vendido em vários modelos e encontrado a vários preços. Este dispositivo junto a webcam torna as vídeos conferencias mais completas e dinâmicas, apesar de que ambos dispositivos são encontrados juntos em um único equipamento, a maioria das webcam já vem com microfone embutido.
Monitor (Tela)
[pic 5]
Este dispositivo de saída, transmite imagens do computador para o usuário. Pode-se dizer que este é um dos dispositivos indispensáveis para o uso de um computador, este dispositivo evoluiu muito durante o passar do tempo. No começo dos anos 70 os monitores eram monocromáticos, ou seja, apresentavam uma única cor, com o passar do tempo a IBM (International Business Machines) criou entre os anos de 1981 à 1987 placas de vídeos que possuíam mais de uma única cor, no ano de 1989 surgi o monitor com padrão de imagem SVGA (Super Videos Graphics Array) com esta tecnologia já não existem limites para as cores que podem ser exibidas no monitor. Em seguida vem os monitores de plasma, que já não são mais fabricados como monitores para computadores, por fim vem os monitores LCD (Liquid Crystal Display), com imagens muito mais nítidas e brilhantes, em seguida os monitores LED ou OLED (Organic Lighting-Emitting Diode), nesta tecnologia os monitores tornam-se muito mais finos, leves e resistentes e possuem um ótimo contraste. A última tecnologia em monitores vem os monitores 3D que reproduzem imagens tridimensionais, com profundidades que as tornam muito realistas.
[pic 6]
Caixa de Som
Este dispositivo de saída, transmite o som do computador para o usuário, é um dispositivo que é encontrado em vários modelos e preços. Alguns desses dispositivos usam tecnologia wireless para se conectar ao computador.
Impressora
[pic 7]Este dispositivo de saída, faz a impressão de imagens e textos. Este é um dispositivo que também sofreu muitas mudanças, as primeiras impressoras matriciais trabalhavam com princípio de decalcação um princípio parecido com o da máquina de escrever. Em seguida vem as impressoras jato de tinta que usam cartuchos de tintas para impressão, são as mais utilizadas atualmente, temos também as impressoras a laser que fazem uma imagem eletroestática, suas impressões são de ótima qualidade.
Fone de Ouvido
[pic 8]
Este dispositivo de saída, assim como a caixa de som transmite o som do computador para o usuário, mas neste caso ele é um dispositivo mais individual, também existem vários modelos e preços deste dispositivo. É um dispositivo muito usado em conjunto com microfone para realização de chamadas VoIP (Voice over Internet Protocol), chamadas de voz feitas através da internet por meio de comunicadores VoIP como por exemplo o Skype.
Tela Touchscreen
[pic 9]Este dispositivo de entrada/saída, transmite imagens para o usuário e é sensível ao toque, esta tecnologia deu origem a Era Touchscreen, monitores, celulares, tablets, notebooks e ultrabooks possuem esta tecnologia que por sinal influencia muito as gerações atuais. Existem alguns tipos de touchscreen: resistivo – trabalha com a pressão na tela; capacitivo – responde ao toque usando uma camada carregada de eletricidade. Ambas as tecnologias são encontradas em diversas partes, bancos, lojas, empresas etc.
...