LÁZARO CHASSONGA LUCAS
Por: Lucas123456l • 10/10/2019 • Resenha • 383 Palavras (2 Páginas) • 152 Visualizações
Página 1 de 2
LÁZARO CHASSONGA LUCAS
Resolução Trabalho
Análise e Desenho Orientada ao Objecto
- Define-se uma interacção como um comportamento que consiste na troca de um conjunto de mensagens entre objectos, dentro de um contexto, para atingir um objectivo.
- Um diagrama de interacção é composto pelos seguintes elemento abstractos de modelação:
- Objectos
- Ligações (links)
- Mensagens
- A principal função de um diagrama de sequência é de realçar ordem cronológica das mensagens entre objectos.
- Mensagem é a especificação da comunicação entre objectos.
- Num diagrama de sequência, as mensagens podem ser de tipo:
- Síncrono,
- Assíncrono,
- Simples ou
- De retorno.
- No diagrama de sequência existe uma linha temporal que acompanha o ciclo de vida dos objectos, onde também pode ser representado o intervalo de tempo. Neste intervalo, o objecto tem o controlo para processamento e envio de mensagens.
- O diagrama de colaboração realça a organização estrutural dos objectos que enviam e recebem mensagens. Possui uma equivalência semântica com o diagrama de sequência, no entanto representa a informação de uma forma diferente. Enquanto que o diagrama de sequência está rigidamente ligado à variável tempo, o diagrama de colaboração apenas demonstra a interacção entre os objectos.
- As ligações entre os objectos podem possuir estereótipos nos seus extremos que as classificam. Significa que é uma ligação ao próprio objecto, permitindo assim que o objecto envie mensagens a si mesmo.
- Caso as mensagens requeiram repetições, como no exemplo do adicionar itens à encomenda, existe a possibilidade de adicionar um prefixo de repetição ao número da mensagem. Este prefixo pode ser simplesmente * para repetições não quantificadas ou um intervalo tipo [i : = l . . n ] , onde n será o limite superior.
- O diagrama de sequência é utilizado para ilustrar o cenário em que um cliente cria uma encomenda, adiciona itens e confirma a encomenda. Neste caso, um objecto Cliente cria uma nova encomenda, usando a mensagem com o estereótipo «create».
- À medida que cada verificação de permissões vai terminando é enviado um sinal ao objecto Controlo Acesso, que regista aseu resultado individual e remove o respectivo objecto de permissões, sendo representado por um sinal de destruição (X),cuja representação é opcional (um objecto pode autodestruir-se).Quando o último objecto de permissões termina, o resultado global da verificação de acesso é retornado.
- Uma mensagem condicional é representada entre parêntesis rectos [ ].
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com