VIOLÊNCIA SEXUAL NA ADOLESCÊNCIA: UM DESAFIO PARA O SERVIÇO SOCIAL NA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR SÃO LUCAS
Casos: VIOLÊNCIA SEXUAL NA ADOLESCÊNCIA: UM DESAFIO PARA O SERVIÇO SOCIAL NA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR SÃO LUCAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leninha123 • 24/2/2014 • 2.850 Palavras (12 Páginas) • 493 Visualizações
RELATÓRIO CIENTÍFICO
VIOLÊNCIA SEXUAL NA ADOLESCÊNCIA: UM DESAFIO PARA O SERVIÇO SOCIAL NA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR SÃO LUCAS
Juazeiro do Norte-CE
Setembro de 2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
POLO DE JUAZEIRO DO NORTE-CE
FRANCILENE FERNANDES SÁ /RA: 285799
LUCIANA GONÇALVES SARAIVA GOMES /RA: 309327
Juazeiro do Norte-CE
Setembro de 2013
Índice
1.0. Objetivo do Relatório Científico
2.0. Introdução
3.0. Parte experimental
3.1. Quadro síntese I – Definições de política pública
3.2. Estudo de caso
3.3. A importância das políticas públicas
4.0. Quadro síntese II – Indicadores sociais
4.1. A relação entre indicadores sociais e as políticas públicas
4.2. Indicadores sociais: um breve histórico
4.3. Indicadores sociais estudados
5.0. Política Pública Formulada
6.0. A atuação do profissional do Serviço Social
7.0. Conclusão
8.0. Bibliografia
Objetivo
Dada à realidade populacional do nosso País e as mazelas sociais existentes, o presente relatório científico tem como finalidade, promover uma breve análise sobre a importância dos indicadores sociais para obtenção de êxito na elaboração, planejamento, execução e avaliação das políticas públicas, aqui em especial nos referiram à política da saúde de nosso país. Ressaltaremos também o estudo de caso, identificado no Hospital e Maternidade São Lucas de juazeiro do Norte-CE onde através da avaliação do caso, da rede cegonha e dos dados bibliográficos coletados, apresentaremos uma proposta de política pública como forma de transformação da realidade e maximizar o êxito da política da rede cegonha.
Introdução
Este trabalho apresenta uma reflexão da prática do Serviço Social na área da saúde junto às adolescentes grávidas no Hospital e Maternidade São Lucas. Este estudo busca desvelar todas as formas de ação dos Assistentes Sociais diante das demandas no âmbito hospitalar, desmistificando as ideias passadas que remete esses profissionais à ações ligadas a filantropia e bondade. Assim esses profissionais precisam estar pautados para intervir com técnicas e práticas e antes disso identificar os fatores geradores de tantas problemáticas, assim diminuindo o índice de reincidências nessa área.
As ações cotidianas dos profissionais buscam efetivar direitos dos usuários com os princípios e diretrizes preconizados no Código de Ética profissional. Utilizou-se como base a pesquisa bibliográfica, documental, a observação e ações práticas advindas do estágio curricular do curso de Serviço Social.
O interesse pelo tema se deu pelas inúmeras ocorrências de vermos pacientes conversando entre si sobre o que é o trabalho dos profissionais de Serviço Social, poucas tinham a iniciativa de virem até uma de nós e questionar diretamente. Nosso desejo é mostrar-lhes o quão é importante mas também esclarecer nosso real papel junto a instituição.
Quadro Síntese I – Definições de política pública
Mead (1995)
“um campo dentro do estudo da política que analisa o governo a luz de grandes questões públicas”.
Lynn (1980)
“um conjunto de governo que irá produzir efeitos específicos”.
Peters (1986)
“política pública é a soma das atividades dos governos que agem diretamente ou através de delegação, e que influenciam a vida dos cidadãos”.
Dye (1984)
“o que o governo escolhe fazer ou não fazer”.
Quadro I
Fonte: Rafael B.D., O que é política científica e
Tecnológica?
Definir políticas públicas é fazer referências ao conjunto de metas e decisões que são tomadas com propósito a serem desenvolvidas, fixando ações e estratégias de superação, são de iniciativas do poder público, seja de nível Estadual, Federal ou Municipal.
Em meio a uma sociedade moderna em que se observam inúmeras problemáticas de cunho: político, social, educacional, econômico, habitacional, trabalhista dentre outros fatores que tornam a vida cotidiana da população um caos social, neste contexto, torna-se um desafio propor ações que tragam respostas positivas no que se refere a invenção de dada realidade e necessidade social, para isto, elaboram-se políticas públicas que trazem propostas de superação voltadas na intervenção e com o intuito de amenizar as demandas sociais existentes. No entanto, observa-se que no percurso entre elaboração, implantação, aplicação e avaliação das mesmas, estas perdem credibilidade em suas execuções, isto muitas vezes acontece pela falta de monitoramento e fiscalização correta das etapas de implantação. Um outro fator não menos importante refere-se aos interesses que norteiam a elaboração de determinada política, quais são os interesses e quem são os beneficiados de tal política.
Estudo de caso
O numero de casos de abuso sexual na infância e adolescência vem aumentando
...