Métricas De Software
Por: wahlfernando • 8/1/2019 • Trabalho acadêmico • 1.204 Palavras (5 Páginas) • 250 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE
MÉTRICAS DE SOFTWARE
FERNANDO ALEXANDRE WAHL
MATRICULA 201805051271
PROFESSOR LUÍZ ROBERTO
CURITIBA – PR
2018
1 INTRODUÇÃO
Devido ao crescimento da demanda pelos serviços de desenvolvimento de software, a qualidade e ferramentas de melhoria vêm aumentando a procura. Essa melhoria do processo de software é um objetivo fundamental para as organizações e deve estar baseada em medições. No entanto, definir, coletar e analisar um conjunto de métricas não é uma tarefa trivial.
Os processos que estão no nível máximo do CMM têm um melhoramento contínuo, o que significa que eles são constantemente medidos. As métricas são aqui quantitativas. Medidas de qualidade e medidas de produtividade são extraídas do processo de software.
2 SUMARIO
1 INTRODUÇÃO 2
2 SUMARIO 3
3 OBJETIVO 4
4 MÉTRICAS DE SOFTWARE 4
4.1 Pontos por Função 5
4.2 Analise de Ponto de Função 5
4.3 Razões para uma Medição de Software 7
5 CONCLUSÃO 8
6 REFERENCIAS 9
7 DIFICULDADES ENCONTRADAS 10
8 LIÇÕES APRENDIDAS 11
3 OBJETIVO
O melhoramento e o processamento de novas técnicas de desenvolvimento, uma gerência de projetos e um relacionamento com os novos e antigos clientes, fazer com que os setores sejam de forma mais clara e mais objetiva, indicando a qualidade de software. Avaliar processo e a sua produtividade, avaliar os benefícios de novos métodos e ferramentas de engenharia de software.
Com as informações obtidas nesse trabalho, podemos tomar conhecimento de vários pontos, os quais devem e serão implementados nas técnicas aqui apresentadas. São elas:
- O entendimento do por que a métrica de software é importante e como provar isso;
- O funcionamento de uma medição de software a fundo;
- O funcionamento do plano de métricas.
4 MÉTRICAS DE SOFTWARE
No mundo da engenharia, a medição é algo de extrema importância e muito comum. A engenharia de software está longe de desenvolver uma medição padrão amplamente aceita e com resultados sem fatores concretos. As discórdias sobre o que deve se medir e como avaliar o resultado obtido das medições. Métricas de softwares possibilitam realizar uma das atividades mais fundamentais do processo d e gerenciamento de projetos: o planejamento. A partir desse, pode-se identificar a quantidade de esforço, de custo e das atividades que serão necessárias para a realização do projeto. As métricas de software, do ponto de vista de medição, podem ser divididas em duas categorias: medidas diretas e indiretas. Podemos considerar como medidas diretas do processo de engenharia de software o custo e o esforço a plicados ao desenvolvimento e manutenção do software e do produto, a quantidade de linhas de código produzidas e o total de defeitos registrados durante um determinado período de tempo.
Porém, a qualidade e a funcionalidade do software, ou a sua capacidade de manutenção, são mais difíceis de serem avaliadas e só podem ser medidas de forma indireta. Também podemos dividir as métricas de software, sob o ponto de vista de aplicação, em duas categorias: métricas de produtividade e de qualidade. As métricas de produtividade concentram-se na saída do processo de engenharia de software. As métricas de qualidade indicam o quanto o software atende aos requisitos definidos pelo usuário.
4.1 Pontos por Função
Pontos por função são a medida do tamanho das aplicações de computados e os projetos que os constroem. A contagem de Pontos de Função é independentemente da metodologia de desenvolvimento e da plataforma utilizadas no desenvolvimento da aplicação. Assim, recomenda a utilização da métrica por Pontos de Função nas estimativas de tamanho dos projetos de software. Também é utilizada a métrica para estimar os projetos dos clientes, onde se obtém excelentes resultados.
Métricas de software orientadas a função usam uma medida da funcionalidade entregue pela aplicação como valor da normalização. Como funcionalidade não pode ser medida diretamente deve ser originado indiretamente usando outras medidas diretas. Métricas orientadas a função foram inicialmente propostas por Albrecht em 1979 que sugeriu uma medida chamada pontos-por-função. Pontos-por-função – derivadas a partir da contagem (direta) do domínio da informação do software e avaliação da complexidade do software.
4.2 Analise de Ponto de Função
Identifiquei que uma analise de qualquer área na porte de software, vai sempre se enfrentar juntamente com a questão de métricas, essa questão deve ser bem relevante, afinal devemos nos colocar sempre no lugar do usuário e deixar o sistema o mais fácil de ótima compreensão para o cliente final.
Dessa forma, em buscas por alguma imagem que mostrasse isso bem a fundo, me deparei com a imagem abaixo:
[pic 1][pic 2]
Com isso, podemos verificar os tipos de contagem, as identificações da fronteira da aplicação, as funções de dados e funções de transação. Também identificado e explicado na imagem os cálculos do Ponto de Função não ajustado, cálculo do fator de ajuste e cálculo do Ponto de Função ajustado e os fatores que influenciam a métrica da aplicação.
...