METODO DE MODELAGEM DE NEGOCIO
Por: Micaele Moura • 30/4/2016 • Trabalho acadêmico • 635 Palavras (3 Páginas) • 207 Visualizações
Adaptação do Método de Modelagem de Negócios Eriksson Penker utilizando a UML 2.0(O Estudo de Caso em uma Fábrica de Software)
O estudo de caso foi realizado em uma fábrica localizada no Sul de Minas, a empresa considerada de pequeno porte.
A fábrica possui projetos e produtos nas áreas de gerência documentos fiscal, gestão imobiliária, administração escolar, automação comercial, customização de ferramentas para ensino a distancia e controle cafeeiro.
A Fábrica de Software não possuía objetivos definidos, então surgiu à necessidade da implantação da modelagem de negócios para traçar esses objetivos. Para isso foi utilizada a ferramenta UML 2.0.
Com a utilização da UML 2.0, fez com que a visão ficasse mais simplificada de uma complexa realidade.
O Principal objetivo da utilização da UML 2.0 foi facilitar o entendimento das estratégias propostas nas definições de seus objetivos e na definição formal de sua estrutura.
Primeiramente foi feita uma pesquisa sobre a UML, na segunda etapa foi utilizado o método de modelagem de negócios de Eriksson Penker, que utilizava a UML com algumas adaptações a UML 2.0 e na terceira etapa foi constituído o estudo de caso da fábrica de software.
Conversar com pessoas que possuíam conhecimento de como eram executados os processos da fábrica e sua estrutura, foi de suma importância.
Foram realizadas reuniões para definir os princípios da fábrica, os membros da reunião eram formados por pessoas chaves na fábrica de software.
Para a definição dos princípios da fábrica foi necessário fazer um levantamento dos objetivos, necessidades, pontos fortes, pontos fracos, oportunidades, ameaças,fatores críticos, estratégias, competições principais, papeis e unidade organizacionais.
Um dos principais objetivos da fábrica é criar produtos e soluções de qualidade para atendimento de um nicho específico do mercado, consolidando um Know- how em uma área específica.
Um dos pontos fracos era o fato da maior parte do quadro de funcionários da fábrica ser composto por estagiários, pois os mesmos possuíam a carga horária semanal reduzida.
Falta de profissionais qualificados nas áreas administrativas e o baixo nível de realização de cursos externos principalmente em acompanhar as novas tecnologias.
Traçados os princípios e objetivos posteriormente foi feita uma nova reunião com 2 pessoas chaves que participaram da reunião anterior para a definição da visão descritiva da fábrica.
Com o resultado obtido desta reunião, foi elaborada a formulação do plano estratégico onde foi feita a identificação dos clientes e as soluções para melhorar os serviços prestados para os mesmos.
A empresa por ter um nicho de mercado restrito, não possui empresas competidoras, mas com a expansão desse nicho os competidores serão as empresas de grande porte que possuem soluções já consolidadas em gestão imobiliária e automação comercial.
A expectativa da empresa é conseguir entrar no mercado regional de sistemas para a automação comercial de pequenas e médias empresas.
Por ser uma empresa de pequeno porte, os colaboradores assumiam diversos papéis.
Houve a necessidade de capacitação desses colaboradores, que a maior parte era formada por estagiários.
Palestras de conscientização, cursos e treinamentos sobre os processos a serem implantados ou melhorados.
As palestras eram ministradas com o objetivo de conscientizar os colaboradores a importância sobre os processos.
...