O Active Directory e Servidores
Por: Caroline Ushirobira • 22/9/2021 • Trabalho acadêmico • 854 Palavras (4 Páginas) • 132 Visualizações
1 – Um diretório é uma estrutura hierárquica que armazena informações sobre objetos na rede e facilita a manipulação e acesso das mesmas por usuários e administradores. O AD DS armazena informações sobre contas de usuários como nomes, senhas, datas de aniversário etc., e permite que outros usuários autorizados na mesma rede acessem essas informações. O Active Directory também usa um armazenamento de dados estruturado como base para uma organização lógica e hierárquica de informações de diretório.
2 - O gerenciamento centralizado tem como característica a centralização das tarefas e dos serviços, e seu uso é indicado para redes de computadores que necessitem de controle de tráfego e de uso do que transita pela rede. Exemplos de Redes Centralizadas: redes bancárias, redes de automação comercial, redes de escolas, universidade, telecentros, etc. Já o gerenciamento distribuído assemelha-se a uma malha ou a uma rede de pesca, na qual cada nó é independente do outro, mas está diretamente ligado ao outro completando a trama. É indicada para redes de computadores que precisam trabalhar em conjunto, somando seu processamento, mas ao mesmo tempo mantendo sua independência no caso de alguma das máquinas tornar-se indisponível. Exemplos de rede distribuída: Clusters para execução de tarefas complexas como mapeamento de constituição química de determinadas proteínas, clusters para quebra de algoritmos numéricos complexos, etc.
3 – O domínio é a unidade administrativa máxima do serviço de diretório do Windows Server, é um “limite” administrativo e de segurança, ou seja, o administrador do domínio possui permissões e políticas de segurança somente no domínio, e não em outros domínios.
4 - A Árvore é um conceito utilizado no Active Directory para o gerenciamento de usuários de rede: trata-se de uma organização hierárquica de um ou mais Domínios. Para criar uma árvore é necessário criar um domínio de raiz. Todos os domínios compartilham na árvore informações e recursos, onde as funções são únicas. Todos os domínios de uma árvore têm um esquema comum, isso é, as mesmas informações sobre classes e atributos de objetos. Já a Floresta é um conjunto de árvores: simples assim. A estrutura de uma floresta é utilizada para organizar as árvores com diferentes esquemas (já que os domínios dentro de uma mesma floresta não possuem, necessariamente, o mesmo esquema).
5 – A Organization Unit é um tipo de objeto de diretório contido nos domínios para qual podem ser atribuídas configurações de Política de Grupos de Usuários ou delegar autoridade administrativa (a U.O. é o menor escopo ou a menor unidade à qual você pode atribuir estas configurações). Este recurso facilita o trabalho do Administrador de Redes que gerencia a configuração e o uso de contas e recursos com base no modelo organizacional da empresa em que trabalha. Assim como ocorre para os grupos, uma U.O. pode conter duas ou mais UOs, formando uma hierarquia que facilite a administração dos usuários de rede e ajudando a reduzir o número de domínios necessários à uma rede.
6 - Um controlador de domínio em uma rede de computadores é a peça central dos serviços do Active Directory (AD) que fornece serviços em todo o domínio aos usuários, como imposição de políticas de segurança, autenticação do usuário
...