O Algoritmo Abordagem Construcionista
Por: Anelise Duwe • 15/6/2020 • Exam • 417 Palavras (2 Páginas) • 244 Visualizações
Abordagem instrucioinista | Abordagem Construcionista |
O instrucionismo se caracteriza pela continuidade do ensino/Aprendizagem que acontece na sala de aula. É como uma parceria que acontece entre os professores regentes e professores de informática, onde ambos interagem fornecendo atividades em forma de jogo ou outros, mas que vão de encontro com o conteúdo do professor regente. Neste caso não existe um aprendizado do Hardware ou Software do computador, mas ele é usado como uma ferramenta de apoio, e o aluno apenas faz aquilo que lhe é apresentado. No instrucionismo o computador é utilizado para passar informações para os alunos. | O construcionismo, seria a forma com que o aluno se utiliza do computador para criar e resolver seus próprios programas, desenvolver o conhecimento do computador, e assim aprender suas funcionalidades. Dessa forma o aluno explora o computador servindo de apoio para desenvolver ou criar suas atividades. O professor nesse caso apenas serve de orientador para que o aluno se informe tirando suas dúvidas. No construcionismo o aluno utiliza-se do computador para criar seu conhecimento de forma autônoma ou com auxílio de um professor mediador. |
Eu como professora de informática, seguindo as orientações da Secretaria de Educação Municipal, utilizo as duas abordagens. Em algumas aulas a Abordagem instrucionista prevalece pois os professores regentes nos passam um planejamento, onde temos que adaptar atividades que tenham relação com o conteúdo passado.
Em outros momentos já me foi possibilitado trabalhar com os alunos do Ensino Fundamental o Construcionismo onde os alunos tiveram contato com a parte de Hardware do computador, além de aprenderem usando programas como Word, Power point entre outros.
Eu acredito que é importante as duas formas de se utilizar o computador. Dessa forma os alunos desenvolvem amplamente seu conhecimento tanto com atividades prontas como auxílio ao conteúdo da professora regente, como ao adquirir conhecimento direto sobre o Hardware e o Software.
Os software escolhidos por mim, são um conjunto de três softwares educacionais lançados pelo Projeto Participar. São softwares educacionais Instrutivistas que ajudam o aluno a desenvolver suas potencialidades mas de forma indicativa. Fazem parte dos software diversas atividades para os alunos realizarem.
O Aproximar é para o ensino de gestos sociais para autistas.
O Participar para a alfabetização e Somar é para o uso da Matemática, como usar a calculadora, relógio digital etc
Os software foram criados para serem executados pela maioria dos computadores das escolas de todo o Brasil. Mais recentemente foram atualizados também para android e assim também serem poderem ser usados em tablets.
Anelise Duwe
Referências
http://www.projetoparticipar.unb.br/>acesso em 16 de maio de 2020.
https://sga.claretiano.edu.br/sav/disciplina/material-new/visualizar-sge/JvRJQUPDIFhV>acesso em 15 de maio de 2020
...