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O Algoritmos de Ordenação

Por:   •  15/11/2019  •  Artigo  •  1.501 Palavras (7 Páginas)  •  222 Visualizações

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INTRODUÇÃO

Os algoritmos de ordenação são utilizados para que possamos retirar dados com mais facilidade e informações mais coerentes, há dois métodos e ordenações, assim cada algoritmo pode ser aproveitado ao máximo, pois cada método e ordenação e mais eficiente do que a outra, dependendo de onde será aplicada.

A linguagem C possui algoritmos que é recomendado para aplicações com baixa taxa de dados (método simples) como por exemplo o Insertion Sort, que possui um código mais simples, já as aplicações para uma alta taxa de dados (métodos eficientes) são utilizados os algoritmos que são mais complexos e sua implementação mais complicada, como por exemplo o Quick Sort.

  1. ALGORITMOS DE ORDENAÇÃO

Algoritmo de ordenação é um algoritmo que coloca as os elementos em sequência, essa ordenação pode ser completa ou parcial. Os elementos mais usados com numéricos e lexicográfica.

Temos várias razões para ordenar uma sequência, pois com ela ordenada temos acesso aos dados com mais eficiência.

Existem métodos simples e métodos eficientes, o método simples é mais indicado para conjunto pequenos de dados, seus códigos são mais simples e usam menos comparações, já os métodos eficientes possuem códigos mais completos e são adequados para conjunto maiores de dados.

Métodos simples;

Insertion Sort, Selection Sort, Bubble Sort, Comb Sort e Bogo Sort.

Métodos eficientes;

Merge Sort, HeapSort, Shell Sort, Radix Sort, Quick Sort e ect.

1.1 Insertion Sort

Insertion Sort ou ordenação por inserção é um método que percorre um vetor de elementos da esquerda para a direita e com o avanço vai ordenando os elementos à esquerda. É considerar um método de ordenação estável.

Exemplo e implementação;

[pic 1]

Código;

void insercao (int vet, int tam){

int i, j, x;

for (i=2; i<=tam; i++){

    x = vet[i];

    j=i-1;

    vet[0] = x;

    while (x < vet[j]){

        vet[j+1] = vet[j];

        j--;

    }

    vet[j+1] = x;

}

1.2 Selection Sort

A ordenação por seleção consiste em selecionar o menor item e colocá-lo na primeira posição, selecionar o segundo menor e deixa-lo na segunda posição e assim por diante, até todos os itens estarem ordenados. Selection Sort não é um algoritmo estável.

Exemplo e implementação;

[pic 2]

Código;

void selecao (int vet, int tam){

    int i, j, min, x;

    for (i=1; i<=n-1; i++){

        min = i;

    for (j=i+1; j<=n; j++){

            if (vet[j] < vet[min])

            min = j;

    }

    x = vet[min];

    vet[min] = vet[i];

    vet[i] = x;

    }

}

1.3 Bubble Sort

Bubble Sort ou ordenação por flutuação (Bolha) é um algoritmo de ordenação simples e percorre o vetor diversas vezes e em cada passagem faz “flutuar” para o topo o maior elemento da sua sequência. Por percorrer diversas vezes os vetores ele não é recomendado para programas que precisam de velocidade ou programas com quantidade elevada de dados.

Exemplo e implementação;

[pic 3]

Código;

void bubble_sort (int vetor[], int n) {

    int k, j, aux;

    for (k = 1; k < n; k++) {

        printf("\n[%d] ", k);

    for (j = 0; j < n - k; j++) {

         printf("%d, ", j);

            if (vetor[j] > vetor[j + 1]) {

                aux          = vetor[j];

                vetor[j]     = vetor[j + 1];

                vetor[j + 1] = aux;

            }

        }

    }

}

1.4 Quick Sort

O algoritmo Quick Sort é o mais rápido algoritmo de ordenação interna, e o mais utilizado pois é aplicado em diversas variedades de situações.

O Quick Sort faz a comparação dos elementos dividindo o problema, assim ordenando cada conjunto dividido. A divisão ocorre a partir de um pivô, para em seguida realizar o mesmo procedimento nas duas listas.

Como funciona o Algoritmo:

  • É escolhido um elemento da lista chamado pivô.
  • A lista é reorganizada de forma que os elementos menores que o pivô fiquem de um lado e os maiores do outro (particionamento)
  • As sub-listas abaixo e acima do pivô.

Exemplo e implementação;

[pic 4]

Código;

void quick(int vet[], int esq, int dir){

    int pivo = esq, i,ch,j;        

    for(i=esq+1;i<=dir;i++){        

        j = i;                      

        if(vet[j] < vet[pivo]){    

            ch = vet[j];              

            while(j > pivo){          

                vet[j] = vet[j-1];      

                j--;                    

            }

            vet[j] = ch;              

            pivo++;                    

        }

    }

    if(pivo-1 >= esq){              

        quick(vet,esq,pivo-1);      

    }

    if(pivo+1 <= dir){              

        quick(vet,pivo+1,dir);      

    }

 }

  1. ESTUDO DE CASO

Para realização prática deste artigo, foram feitos testes, os testes foram os seguintes:

Verificar o comportamento dos algoritmos em relação ao tempo, movimentações de trocas e comparações.

...

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