O Banco Estratégico
Por: samyne zanuti • 26/8/2021 • Seminário • 489 Palavras (2 Páginas) • 97 Visualizações
Página 1 de 2
Vantagens:
As Organizações se tornam mais proativas e não reativas: Um planejamento estratégico pode ajudar a sua empresa a ser mais proativa em vez de reativa em relação a inúmeras situações, pois, permite que as organizações prevejam seu futuro e se preparem adequadamente. Por meio do planejamento estratégico, as empresas podem antecipar certos cenários desfavoráveis antes que aconteçam. Assim, podem tomar as precauções necessárias para evitá-los. Ou seja, as organizações conseguem acompanhar melhor as tendências em constante mudança do mercado, mantendo-se sempre um passo à frente da concorrência.
Estabelece um senso de direção: Um plano estratégico ajuda a definir a direção para a qual uma organização deve seguir. Além disso, ajuda a estabelecer objetivos e metas realistas, que estão alinhados com a visão e a missão traçadas pela empresa. Esse tipo de planejamento oferece uma base muito necessária a partir da qual uma organização pode crescer, avaliar seu sucesso, compensar seus funcionários e estabelecer limites para tomadas de decisões eficientes. Um planejamento estratégico bem estruturado fornece uma espécie de roteiro para alinhar as atividades funcionais da organização a fim de atingir as metas estabelecidas.
Impulso ao marketing e a lucratividade: Por meio de um plano estratégico, as organizações podem obter informações valiosas sobre tendências de mercado, segmentos de consumidores e ofertas de produtos e serviços que podem impactar seu sucesso. Uma abordagem que seja bem direcionada e bem estruturada para transformar todos os esforços de vendas e de marketing nos melhores resultados possíveis pode ajudar a aumentar a lucratividade e a participação de mercado.
Maior durabilidade aos negócios: Muitas empresas acabam fechando as portas muito cedo justamente por não terem se preparado estrategicamente. Um negócio pode estar crescendo em um ano e depois mergulhado em dívidas no ano seguinte. Com os mercados cada vez mais globalizados e em constante transformação, as organizações que não têm uma base sólida, foco e previsão terão dificuldades no meio do caminho, podendo encerrar suas atividades muito antes do que se imagina.
Desvantagens:
Alto custo para pequenas e médias empresas: Um bom plano estratégico pode custar caro para empresas de pequeno e médio porte ou para aquelas que estão começando agora, isso porque, são necessários esforços adicionais para, por exemplo, analisar ambientes internos e externos. Além disso, algumas ferramentas específicas são necessárias para implementar o planejamento estratégico adequadamente, bem como a possível contratação de pessoal competente.
Processo muito complexo: O processo de planejamento estratégico consiste em várias etapas que são conectadas entre si e devem ser constantemente ajustadas, o que leva tempo, dedicação e paciência. É um trabalho que envolve muita pesquisa. Além disso, informar os colaboradores sobre as mudanças e prepará-los para as novas estratégias também não é fácil.
Baixa taxa de implementação bem-sucedida: Devido à sua complexidade e ao seu alto custo, o planejamento estratégico raramente é implementado com sucesso. Muitas vezes, a implementação deficiente é o motivo do fracasso, embora seja mais comum o caso de metas operacionais e estratégicas desalinhadas.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com