O Banco de Dados, definições
Por: faeo • 17/2/2017 • Trabalho acadêmico • 435 Palavras (2 Páginas) • 494 Visualizações
Trabalho Banco de Dados:
Defina os seguintes termos: Dados, Banco de dados, SGBD, Sistema de banco de dados, catalogo de banco de dados, independência entre dados e programas, Visão do Usuário, DBA, Usuário Final, Transações programadas, Sistema de Banco de Dados dedutivo, objeto persistente, metadados, Aplicação para processamento de transação.
R:
Dados: Fatos conhecidos que podem ser registrados e possuem significado implícito.
Banco de Dados: Uma coleção logicamente coerente de dados com algum significado inerente.
SGBD: Um sistema gerenciador de banco de dados é uma coleção de programas que permite aos usuários criar e manter um banco de dados. O SGBD é um sistema de software de uso geral que facilita o processo de definição, construção, manipulação e compartilhamento de banco de dados entre diversos usuários e aplicações.
Sistema de Banco de dados: União do banco de dados com o software de SGDB.
Catalogo de banco de dados: Armazena uma definição ou descrição completa da estrutura de um banco de dados e suas restrições. Responsável por armazenar os metadados.
Independência entre dados e programas: É uma propriedade na qual a estrutura dos arquivos de dados é armazenada no catalogo do SGDB separadamente dos programas de acesso.
Visão do Usuário: Uma visão pode ser um subconjunto do banco de dados ou conter dado virtual que é derivado dos arquivos do banco de dados, mas não estão armazenados explicitamente.
DBA: Em um ambiente de banco de dados, o recurso principal é o próprio banco de dados, e o recurso secundário é o SGDB e os softwares relacionados. A administração desses recursos é de responsabilidade do administrador de banco de dados (DBA).
Usuário Final: São pessoas cujas funções exigem acesso ao banco de dados para consultas, atualizações e gerações de relatórios. O banco de dados existe primariamente para atender os usuários finais.
Transações programadas: São consultas e atualizações do banco de dados, realizadas constantemente pelos usuários finais iniciantes ou paramétricos, usando tipos padrão de consultas e atualizações.
Sistema de Banco de Dados dedutivo: São sistemas que oferecem capacidades para definir regras de dedução (Ou inferência) para deduzir novas informações com base nos fatos armazenados no banco de dados.
Objeto Persistente: São objetos que sobrevivem ao termino da execução e pode ser recuperado mais tarde diretamente por outro programa.
Metadados: São informações como a estrutura de cada arquivo, tipo, e o formato de armazenamento de cada item de dados e diversas restrições sobre os dados, que estão armazenadas no catálogo.
Aplicação para processamento de transação: São aplicações que permitem que múltiplos usuários acessem o banco de dados ao mesmo tempo, e garantem que vários usuários tentando atualizar o mesmo dado façam isso de uma maneira controlada, de modo que os resultados dessas atualizações sejam corretos.
...