O Banco de dados NoSQL
Por: Lorran Gomes • 3/2/2017 • Monografia • 1.286 Palavras (6 Páginas) • 705 Visualizações
Com o crescimento da internet, diversos novos dados foram surgindo, e tratar essa quantidade de informação foi ficando gradualmente mais complexo e sua manutenção cada vez mais cara. Esse grande crescimento está associado ao Big Data. Nesta monografia aborda-se uma ferramenta que vem crescendo nos últimos anos e foi criada para suprir a deficiência onde os bancos relacionais deixam a desejar, tal tecnologia se trata do NoSQL que são diferentes sistema de armazenamentos de dados não relacionais.
A idéia proposta é solucionar as limitações dos bancos relacionais, que em determinados cenários são mais adequados o uso do NoSQL, como resolver problemas de grandes quantidades de dados, consultas com baixa latência, flexibilidade e velocidade no armazenamento.
O NoSQL envolve diversas ferramentas, tecnologias, arquiteturas e estruturas de dados sendo um tema bastante abrangente, o foco do projeto é retratar de forma clara e objetiva, o que de fato é NoSQL, apresentando seu conteúdo teórico, abordando seus pontos positivos e negativos.
1.1 Problema de Pesquisa
Como se preparar para receber e gerenciar uma enorme quantidade de dados de forma flexível para suprir demandas de aplicativos web escaláveis? Pensando em solucionar as limitações dos bancos de dados relacionais foi escolhido o tema Bancos de Dados Não Relacionais, aonde vem sendo cada vez mais comum seu uso, entretanto cada tecnologia de banco de dados possui suas características sendo necessário avaliar as vantagens e desvantagens de cada modelo. Essa monografia propõe apresentar uma comparação teórica dos dois modelos buscando quais são suas diferenças e as situações em que se devem usar cada, propondo solucionar o grande crescimento e diversidade de informações geradas hoje em dia, pois pode ser caro e complexo escalar um banco SQL, além de não ser muito eficaz.
1.2 Objetivos do Trabalho
1.2.1 Geral:
Apresentar as características de um Banco de Dados Não Relacional e como ele pode melhorar na gestão de enormes quantidades de dados que são processados hoje em dia.
1.2.2 Específicos:
• Demonstrar o conceito, história, arquitetura, vantagens e desvantagens dos bancos de dados SQL e NoSQL.
• Demonstrar o conceito de Big Data e Escalabilidade.
• Esclarecer as técnicas de implementação de Bancos de dados NoSQL.
• Definir os modelos e lista de produtos dos bancos de dados NoSQL.
• Apresentar um caso de uso que obteve vantagem implantando NoSQL.
1.3 Justificativas
As quantidades de dados diários processados são imensas e tende a aumentar cada vez mais, já que diariamente são criados novos dispositivos online, além dos existentes, como por exemplo, redes sociais, transações bancarias, sistemas de compra e venda, dentre outras.
E devido a esses dados gerados, foi necessário achar uma alternativa de processá-los de forma rápida e que sua escalabilidade fosse mais prática, subdividindo a maneira de processamento. Uma das tendências para solucionar o processamento de grandes volumes de dados é o NoSQL que permite inserção de informação de forma incremental e eficiente, além da necessidade deles aplicados em nuvens. Essas soluções são utilizadas em empresas como o Google, Facebook, Yahoo, Twitter e Whatsapp.
O objetivo é apresentar essa ferramenta que ganhou popularidade no ano de 2009 e mostrar que ela tem ganhado seu espaço no mercado, pois tem suprido as necessidades de gerenciamento de grandes volumes de dados.
1.4 Metodologia
As pesquisas para a elaboração do nosso trabalho de conclusão de curso partiram de uma busca em variados sites e livros da área de banco de dados. As informações coletadas serviram de base bibliográfica para a elaboração dos assuntos abordados, que resultaram no entendimento para formulação deste trabalho que trata conceitos de Banco de Dados Relacional, Big Data, Escalabilidade e Banco de Dados não Relacional.
Por se tratar de um assunto relativamente novo, optou-se pela busca de termos livres dentro dos assuntos designados, buscando conhecimento NoSQL e todos seus tipos de “variáveis” uma vez que tal tecnologia tem uma ampla ramificação na forma de ser trabalhado para atender a necessidade de quem irá utilizar o mesmo. Com isso foi realizado coleta de informações através do Google selecionando artigos no idioma inglês e português entre o ano de 2009 e 2016.
Foi realizada uma pesquisa qualitativa e através do levantamento bibliográfico foi possível fundamentar o referencial teórico desenvolvendo um estudo detalhado sobre NoSQL, com o intuito de apresentar características e como ele pode melhorar na gestão de enormes quantidades de dados não estruturados que são processados hoje em dia.
Por fim, após as realizações dos estudos, será apresentado o conceito obtido durante o desenvolvimento desse trabalho, enfatizando estrutura, vantagens e desvantagens do uso de banco de dados relacional e não relacional.
2 SGBD RELACIONAL
Neste capítulo serão abordados alguns tópicos importantes para a construção do conhecimento, proposto na monografia.
...