O DIAGNÓSTICO DE SOLUÇÕES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Por: Andersonhatano • 6/5/2022 • Trabalho acadêmico • 2.982 Palavras (12 Páginas) • 254 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC
Disciplina: Projeto Integrador I
DIAGNÓSTICO DE SOLUÇÕES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
São Paulo
2022
CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC
Disciplina: Projeto Integrador I
LEONARDO DE JESUS CARDOSO LEAO
DENER SOUZA MERCES DE LIMA
ALINE GRACIELLE SANTOS
RAFAEL MARTINS RUFINO
ANDERSON HATANO DE OLIVEIRA
VALTER FERNANDO DA SILVA JUNIOR
DIAGNÓSTICO DE SOLUÇÕES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Projeto Integrador I – Fase 1 apresentado ao Centro Universitário Senac, como exigência parcial para obtenção de aprovação na disciplina Projeto Integrado I, do curso de _Segurança Cibernética, Banco de Dados, Analise de Sistemas_.
Orientador (a): Prof. Rogério dos Santos Zenaro.
São Paulo
2022
SUMÁRIO
- Introdução e conceitos
1.1 As Organizações e a TI p 04
1.2 Norteadores p 05
1.3 Estrutura Organizacional p 06
1.4 Infraestrutura de TI p 11
1.5 Relacionamento e uso da TI p 14
1.6 Serviços de TI p 15
2. Referências p 16
1. Capítulo I - INTRODUÇÃO E CONCEITOS
1.1 As Organizações e a TI
A tecnologia da informação (TI) tornou-se algo indispensável nos dias atuais. Utilizando computadores, sistemas e softwares para produzir, armazenar, divulgar e utilizar todos os tipos de dados, ela vem se desenvolvendo bem rapidamente, fazendo com que especialistas criem novas tecnologias para suprir as necessidades do mercado.
Houve um tempo em que a Tecnologia da informação, carregava a fama de substituir o trabalho manual por maquinas. A verdade é que a TI trouxe muito mais benefícios desde seu surgimento, do que se imagina. O papel da TI é permitir que os colaboradores produzam mais, e com uma maior qualidade. A implementação de tecnologias que facilitam o trabalho e a comunicação de cada setor é fundamental para que o fluxo das organizações ocorra de uma maneira eficiente.
Foi na década de 60, que o assunto processamento de dados apareceu nas grandes empresas que até então, focavam suas demandas de contabilidade, folha de pagamento, estoque e gestão financeira, no processamento centralizado de informações em grandes computadores de sistemas de controle operacional. Com o avanço da informática houve a integração dos sistemas nas companhias. Assim, foram evoluindo recursos para forma mais modernas e eficientes, além da redução de custos e a difusão da tecnologia para empresas de todos os tamanhos e segmentos
Toda a evolução da tecnologia, causa mudanças drásticas na forma como os processos são executados, nos hábitos do consumidor e nos modelos de negócio e sabemos que toda essa onda de mudança tem origem na quantidade vertiginosa de informações que é possível capturar, analisar e aprender. Essas ideias estão mudando a maneira como organizamos, administramos e fazemos negócios interagindo com o cliente final.
1.2 Norteadores
Produtos
Produto é qualquer coisa que possa ser objeto de troca entre indivíduos ou organizações,
“Os produtos podem ser definidos como o objeto principal das relações de troca que podem ser oferecidos num mercado para pessoas físicas ou jurídicas, visando proporcionar satisfação a quem os adquire ou consome”.
Kotler (2006).
Então podemos entender o que é um produto, o que pode atender uma demanda, ser oferecido para apreciação, aquisição, uso e consumo e satisfazer uma necessidade ou mesmo um desejo. Hoje os produtos podem ser caracterizados como físico ou virtual, podemos destacar os produtos físicos que são duráveis ou de uso imediato como carros, eletrônicos e móveis, no entanto os produtos que não são duráveis podemos dizer que são alimentos e bebidas, já os produtos virtuais podemos destacar software e cursos on-line.
Serviço
Um serviço é algo que não se pode ver, provar, sentir, ouvir nem cheirar antes da compra, é qualquer atividade que uma parte possa oferecer a outra que não resulte na propriedade de qualquer coisa, serviços constituem em uma amplitude e complexidade, pois são vendidos tanto como caráter pessoal e até relacionados a produtos, como entrega em domicilio ou serviço de suporte, podemos citar onde são oferecidos produto e serviço exemplo: empresa Ifood que tem seu serviço digital de self-service pode fazer pedidos de produtos alimentícios.
A importância de se ter valores, missão e visão de mercado.
Valores, missão e visão são elementos da identidade organizacional e singularidade de cada empresa é aquilo os que define. De acordo com Peter Drucker, considerado o pai da administração, “a missão é o que define uma empresa”. Os princípios e a cultura organizacional é o que diferencia de outras empresas assim alcançando objetivos e metas. Com os valores, missão e visão clara e bem definidas há melhor compreensão da direção estratégica nas tomadas de decisões nas ações a serem executadas em todas hierarquias e contribuem para que os objetivos da empresa sejam bem direcionados e assertivos. Esses princípios sendo bem aplicados, podem trazer melhorias e motivação aos colaboradores, melhorando no clima organizacional trazendo impactos positivos que serão refletidos nos resultados das empresas. A importância de haver metas e objetivos definidos, as empresas podem atingir estratégias de crescimento e serem mais competitivas no mercado organizacional.
- Estrutura organizacional
É a forma como uma empresa está organizada de forma hierárquica, dividida de acordo com as funções e recursos na busca por seus objetivos estratégicos. De acordo com Chiavenato (2003), “A estrutura organizacional permite organizar, estruturar e integrar os setores responsáveis por administrar a organização, estabelecendo atribuições e relações entre eles.”
Dentro de uma organização temos as áreas funcionais da empresa que tem por papel principal agrupar processos e recursos em um mesmo setor para a busca do cumprimento de metas e objetivos. As principais áreas funcionais são: Produção ou operações, marketing e vendas, logística, finanças e recursos humanos.
...