O Diagrama de Classes
Por: Ricardo Oliveira Cunha • 9/2/2023 • Trabalho acadêmico • 598 Palavras (3 Páginas) • 138 Visualizações
Introdução
O conceito de orientação a objetos surgiu com o intuito de minimizar os problemas encontrados até então na criação de softwares complexos, projetados por meio de decomposição funcional e sub-rotinas. Podemos identificar como um dos maiores problemas a não existência de encapsulamento lógico para operações e dados, o que leva a não existência da divisão de tarefas por responsabilidades. O que leva a construção de longos trechos de código, muitas vezes difíceis de compreender devido ao acúmulo de responsabilidade que lhe é atribuído. Por consequência, quanto mais complexo o software se torna, mais difícil se torna também a sua manutenção. Com isso aumentam os custos e o risco de confiabilidade dele. Nessa atividade irei mostrar o diagrama de classe, que é muito utilizado em orientação a objetos, e, como ele funciona, suas vantagens e desvantagens de utilizá-los. Irei desenvolver um diagrama de uma locadora de veículos com todas as classes que o compõe e seus atributos.
Métodos
Para fazer esse diagrama de classes, foi utilizada a plataforma Visual Paradigma Online (como descrito no exercício sob o endereço https://online.visual-paradigm.com do tipo “Class Diagram”), utilizando suas principais ferramentas para a elaboração, incluindo os atributos, métodos, conexões e textos.
[pic 1]
Nessa elaboração, foi criada primeiramente as classes com os seus respectivos nomes, em seguida, coloquei os atributos com os tipos de dados, os métodos logo abaixo e para finalizar, fiz a conexão entre elas com os textos informando a quantidade de registro se relaciona com outra classe.
Resultados
A funcionalidade desse sistema é registrar a locação, onde cada registro criado conterá apenas um cliente e um carro, porém cada cliente ou carro conterá várias locações.
[pic 2]
A classe “Locacao” registrará a data e hora da locação e devolução, além do registro de quilometragem. O método que será usado é apenas criar o registro de locação.
Já na classe “Cliente”, cada registro poderá ter mais de uma locação e será armazenado os dados básicos, como cpf, rg, data de nascimento, endereço e telefone. Os métodos que serão usados são para criar, editar, recuperar e remover cliente.
Na classe “Carro”, cada registro poderá ter mais de uma locação, sendo que o cliente está incluso em cada um deles e será armazenado os dados básicos, como placa, cor, ano, tipo do combustível, número de postas, quilometragem, renavam, chassi e valor de locação. Os métodos que serão usados são para criar, editar, recuperar e remover carro.
Na classe “Modelo”, cada registro poderá ter mais de um carro e apenas uma marca, sendo que cada carro deverá ter apenas um carro cadastrado e será armazenado apenas a descrição. Os métodos que serão usados são para criar, editar, recuperar e remover modelo.
Na classe “Marca”, cada registro poderá ter mais de um modelo, sendo que cada modelo deverá ter apenas uma marca cadastrada e será armazenado apenas a descrição. Os métodos que serão usados são para criar, editar, recuperar e remover marca.
Conclusão
Com essa atividade prática podemos ver qual o objetivo de usar um Diagrama de Classes, que nada mais é que descrever o modelo geral de informação de um sistema, que resultam de um processo de abstração através do qual se identificam os objetos relevantes no contexto que se pretende modelares e se procuram descrever características comuns em termos de propriedades (atributos) e comportamentos (operações).
...