O Escalonador do sistema operacional
Por: recuverjhon • 18/2/2018 • Trabalho acadêmico • 893 Palavras (4 Páginas) • 482 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ
- O que é o escalonador do sistema operacional?
O escalonador é a entidade do sistema operacional responsável por selecionar um processo apto para executar no processador.
- Quais os objetivos do escalonador?
Maximizar a utilização do processador; Maximizar a produção do sistema (throughput): número de processos executados por unidade de tempo; Minimizar o tempo de execução (turnaround): tempo total para executar um determinado processo; Minimizar o tempo de espera: tempo que um processo permanece na lista de aptos; Minimizar o tempo de resposta: tempo decorrido entre um requisição e a sua realização.
- Qual a diferença do escalonamento preemptivo e não preemptivo?
No preemptivo ele é antecipado, esquema de processamento computacional onde o kernel tem o controle do tempo que será usado por cada processo, e tem o poder de tomar de volta este tempo e dá-lo para outro processo segundo seu esquema de prioridades. Interrupção de relógio e questão de prioridade.
- O que é o chaveamento de contexto?
É o processo computacional de armazenar e restaurar o estado (contexto) de uma CPU de forma que múltiplos processos possam compartilhar uma única instância de CPU. É garantido que quando o contexto anterior armazenado seja restaurado, o ponto de execução volte ao mesmo estado que foi deixado durante o armazenamento.
- Com relação aos níveis de escalonamento, comente:
- Escalonamento a longo prazo:
Sendo executado quando um novo processo é criado, ele determina quando um processo novo passa a ser considerado no sistema, ou seja, apto.
- Escalonamento a médio prazo:
Ele gerencia a memória participando do swapping e diferencia aptos dos aptos suspensos.
- Escalonamento a curto prazo:
Ele é o mais importante, por organizar quem vai usar o processador e é usado sempre dos eventos de interrupção de relógio, E/S, chamadas de sistemas e de Software.
- Com relação aos algoritmos de escalonamento não preemptivos, defina:
- First-In First-Out (FIFO):
Primeiro que entra, primeiro que sai. Uma fila simples.
- Shortest Job First (SJF):
Nesse caso são feitas contas, mas que são executadas a de menos tempo médio.
- Dados os processos com seus respectivos tempos, calcule o tempo médio de espera na fila de execução, usando os algoritmos FIFO e SJF. (A – 20; B – 30; C- 10; D – 7);
Tempo médio (20 + 30 + 10 + 7) /4 = 16.75 u.t
- Como funciona o escalonamento preemptivo Round Robin (RR)?
Quase igual ao FIFO é dado um tempo limite, mas é circular e precisa de um relógio pra calcular as fatias.
- Quais vantagens e quais desvantagens desse algoritmo (RR)?
Vantagens: A vantagem principal do RR é que os fluxos bursty não afectam o desempenho total. Se um fluxo for demasiado bursty, somente a sua fila será afectada, sem nenhuma interferência com os outros fluxos. Desvantagens: O escalonador utiliza um pacote de cada vez e de cada fila não obstante o comprimento do pacote. Por exemplo, se uma fila contiver pacotes maiores do que outras filas, essa fila usará uma parcela maior da largura de banda total da rede e será servido durante mais tempo. Além disso, o algoritmo do RR é mais complicado do que o FIFO e o PQ.
...