O Que é o Housekeeping (5S)
Por: Gabriel Joioso • 22/11/2022 • Pesquisas Acadêmicas • 719 Palavras (3 Páginas) • 128 Visualizações
O que é o Housekeeping(5S)
A metodologia do Housekeeping foi desenvolvida no Japão pós-segunda guerra e visa, essencialmente, reduzir perdas e ineficiências no ambiente organizacional, promovendo não só resultados mais eficientes como também melhor desempenho dos funcionários.
Focada na melhoria contínua, essa ferramenta é considerada o fundamento de metodologia enxuta, que foca na resolução de problemas através da eliminação de desperdícios, ampliação da eficiência e redução de custos.
Implementada pela primeira vez na Toyota como parte do Sistema Toyota de Produção, a metodologia 5S, também conhecida como “housekeeping”, tem seus pilares fincados nos 5 sensos: utilização, organização, limpeza, padronização e disciplina.
[pic 1]
SEIRI – Utilização
A primeira etapa da Metodologia 5S envolve o senso de utilização. Trata-se de avaliar os materiais de um ambiente para manter somente os itens essenciais à realização de uma determinada tarefa. Para implementar o senso de utilização deve-se realizar algumas ações, dentre elas estão:
- Analisar tudo que está no local de trabalho;
- Separar o que é necessário do que não é;
- Verificar a utilidade de cada coisa e manter o estritamente necessário;
SEITON – Organização
Após eliminar itens desnecessários da área de trabalho, é hora de organizar aqueles que ficaram. Os objetos e materiais serão, portanto, classificados quanto à sua utilidade e rearranjados. Para implementar o senso de ordenação, sistematização e classificação alguns procedimentos devem ser tomados, dentre eles:
- Reorganizar a área de trabalho;
- Classificar os objetos (padronizando por nomes) e guarda-los segundo esta classificação;
- Utilizar cores fortes e etiquetas para identificação;
Cada item terá seu local apropriado e será mantido numa forma lógica, de modo a facilitar a conclusão de uma tarefa
SEISO – Limpeza
Nesta etapa fica bem claro que a Metodologia 5S precisa do esforço coletivo para ser bem-sucedida. O senso de limpeza exige proatividade dos colaboradores para manter o ambiente de trabalho limpo e em ordem. E para implementar este senso algumas medidas devem ser tomadas, dentre elas:
- Educar para não sujar;
- Todos devem se comprometer com a limpeza de cada um;
- Descobrir e eliminar as causas da sujeira
SEIKETSU – Padronização
A padronização é o que vai permitir que as etapas conduzidas até aqui tenham uma replicação satisfatória ao longo do tempo. Isso significa que uma série de padrões para a organização e os processos serão criados. Para implementação deste senso alguns procedimentos devem ser adotados, dentre eles:
- Ter implementado os três primeiros sensos
- Valorizar a aparência pessoal e da empresa;
- Evitar todas as formas de poluição;
SHITSUKE – Disciplina
A última etapa da metodologia 5S envolve a disciplina para manter as quatro primeiras fases ao longo do tempo. A empresa que consegue implementar os quatro primeiros sensos experimenta uma verdadeira reestruturação interna, abrindo espaço para a cultura da autodisciplina. Para praticar este senso algumas ações devem ser tomadas, dentre elas:
- Não acobertar erros;
- Tomar providências mediantes aos erros;
- Elaborar normas objetivas e claras;
- Compartilhar visão e valores;
Mas qual é a importancia disso tudo?
O housekeeping promove uma melhoria visual do ambiente de trabalho, influenciando diretamente a execução de tarefas rotineiras, tornando-as mais eficientes.
Há três regras básicas na Metodologia 5S: adaptação do ambiente de trabalho para se tornar um local visualmente eficiente, colaboradores treinados e engajados e um sistema apropriado e padronizado de rotinas. Em todas elas, é possível contar com a tecnologia dos softwares de gestão.
...