O Sistema operacional FreeBSD é o gigante desconhecido entre os sistemas operacionais gratuitos
Por: desaw • 27/6/2017 • Artigo • 3.266 Palavras (14 Páginas) • 382 Visualizações
Por que FreeBSD
Um tour rápido da alternativa BSD
Frank Pohlmann (frank@linuxuser.co.uk) U.K. Technical Editor Linuxuser and Developer
19/Jul/2005
O sistema operacional FreeBSD é o gigante desconhecido entre os sistemas operacionais gratuitos. Começando com o projeto 386BSD, é um sistema operacional semelhante a UNIX® principalmente para o chip Intel® e seus clones. De muitas formas, FreeBSD sempre foi o sistema operacional que os sistemas operacionais baseados em GNU/Linux® deveriam ter sido. É executado em máquinas Intel desatualizadas e chips AMD de 64 bits e fornece terabytes de arquivos por dia em alguns dos maiores servidores de arquivos do mundo.
A família Berkeley Software Distribution (BSD) de sistemas operacionais pode ser rastreada até o sistema operacional BSD UNIX criado e mantido na Universidade da Califórnia, Berkeley, desde o final dos anos 70. Hoje, a família BSD consiste em cinco ramificações principais e mesmo os ativistas de Linux, confortáveis com uma pletora de distribuições, encontram-se confusos pelo número de opções do BSD que estão aparecendo em números cada vez maiores. Desde 2001, quando a última principal ramificação -- DragonFly BSD -- foi lançada, FreeBSD, OpenBSD, NetBSD e Mac OS X representam um novo surto criativo no mundo UNIX. Todos eles são compatíveis com POSIX. Todos apresentam interfaces de linha de comando semelhantes para seus usuários. Todos usam kernels e bibliotecas do sistema que tornam modelos de programação e características de uso de aplicativos semelhantes possíveis.
Por questões legais, BSD não pode ser chamado de um sistema UNIX, mas é amplamente aceito que as opções de BSD representam UNIX de software livre. Incrivelmente, no final dos anos 80 e início dos anos 90, não havia nenhum sistema operacional gratuito disponível que valesse a pena executar no PC ou no Mac. UNIX vivia em mainframes e na Scalable Processor Architecture (SPARC). Empresas proprietárias de UNIX haviam dividido a cena comercial do UNIX.
No Início, Havia o 386BSD
Em 1993, ocorreram dois eventos que iriam mudar a cena do UNIX para sempre: o grupo NetBSD foi fundado e o kit de correção do 386BSD foi revisado. Dez anos antes, os desenvolvedores de BSD UNIX haviam sido recrutados das fileiras da equipe da U.C. Berkeley e entre estudantes Ph.D.; o dinheiro veio principalmente da Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA),
© Copyright IBM Corporation 2005. Todos os direitos reservados. Marcas Registradas Por que FreeBSD Página 1 de 8
developerWorks® ibm.com/developerWorks/br/
mas os fundos estavam acabando. O projeto 386BSD foi criado em 1985 como uma tentativa de fazer o BSD UNIX ser executado em um chip Intel. O primeiro release não ocorreu antes de 1989 e, por diversas razões, o projeto acabou se tornando um sistema operacional de referência divulgado pelo Dr. Dobb's Journal em julho de 1992. Conhecido como o 386BSD 0.1, teve 250.000 downloads.
O 386BSD era baseado principalmente nas ideias de Bill e Lynne Jolitz de melhorar os próprios conceitos nos quais o UNIX era baseado. Era para ser gratuito, mas suportar um sistema operacional completo virtualmente por conta própria era muito para os Jolitzes. O sistema perdeu para a armada de programadores que se juntaram a um quase desconhecido aluno finlandês para ajudar a construir o Linux.
O Histórico de FreeBSD Outro grupo que levou a visão original de portar o BSD UNIX no chip Intel até sua conclusão se formou no curso de 1993. Baseando-se em trabalho anterior de Bill Jolitz, o FreeBSD V1.0 teve seu release em dezembro de 1993. Jordan Hubbard, o líder do projeto, dirigiu o projeto, gerenciando infraestrutura e um grupo de pessoas comprometidas que chegou a 200 desenvolvedores no início de 1997. O FreeBSD deve atingir a versão 6.0 até o final desse ano e é possivelmente o mais importantes de todos os sistemas UNIX gratuitos. O FreeBSD não é um clone do UNIX, mas um sistema que não apenas funciona como o UNIX, mas cujas partes internas e APIs do sistema são compatíveis com o UNIX.
O FreeBSD não é o sistema somente Intel/AMD que foi um dia. Também é executado em máquinas SPARC64 e tem um histórico relativamente longo em arquiteturas Alpha. Se um usuário do BSD estiver interessado nos chips executando o Mac OS X, ele poderia alternar para o Darwin OS, o núcleo de software livre do Mac OS X, que por sua vez depende muito do FreeBSD V5.0 e seus sucessores. O NetBSD, é claro, está em execução em todas as arquiteturas Mac desde 1995.
O que o FreeBSD Faz e o Linux Não Faz
BSD no Mac BSD no Mac é coisa antiga. O UNIX está em execução nas arquiteturas Mac por mais tempo ainda. Praticamente ninguém se lembra disso nos dias de hoje, mas houve um tempo quando uma versão do AT&T UNIX era executado mas máquinas Quadra da Apple. No final dos anos 80, essa versão do UNIX era conhecida como Apple UNIX e representava a aposta da Apple em parte do espaço do servidor UNIX. O Apple UNIX nunca foi portado na arquitetura PowerPC mais nova, mas executou bem o suficiente nos chips Motorola 68x00. Obviamente, o código era proprietário, geralmente exigindo um investimento monetário de quatro dígitos baixo. Podemos nos confortar no fato de que, até mesmo, um astro como Bill Joy estava dispensando o Mac em meados dos anos 80 como uma máquina para a qual ninguém no mundo UNIX ligava. Bem...
Quando o 386BSD surgiu em 1991, o Mac não estava longe das mentes de algumas pessoas. Brad Grantham, Lawrence Kesteloot e Chris Caputo conseguiram portar o 386BSD no Mac sob o nome MacBSD. No final de 1992, o BSD UNIX tinha encontrado uma nova casa em um Mac II, apesar de a descontinuidade do BSD UNIX já estava começando a ser vista na época como uma necessidade, em vez de uma possibilidade: as peripécias legais em torno da AT&T e da U.C. Berkeley tinham tornado a liberação do projeto BSD UNIX uma necessidade tanto técnica quanto legal. Ainda é incrível, no entanto, que uma arquitetura
Por que FreeBSD Página 2 de 8
ibm.com/developerWorks/br/ developerWorks®
antiga Macintosh executou UNIX gratuito antes de o chip Intel ter uma opção BSD dedicada a ele. O 386BSD nunca teve a intenção de fazer muito, exceto sugerir que UNIX deveria ser usado no chip Intel. Não funcionou muito bem em seus melhores momentos e nunca realmente atingiu a versão 1.0.
No verão de 1993, Allen Briggs e Michael Finch começaram a fusão do NetBSD V0.8 e do MacBSD para evitar divisão antes que se tornar um problema sério. Todavia, as guerras do UNIX estavam frescas na mente de todos e o NetBSD parecia um projeto que valia a pena para tentar incorporar o máximo de arquiteturas possível sob o manto do BSD. Quando o NetBSD V1.0 foi lançado, o projeto NetBSD/mac68k estava firmemente estabelecido e vem estado forte desde então.
...