O Sistemas de Informação Educação Ambiental
Por: Wesley Sampaio Cunha • 14/5/2020 • Seminário • 4.180 Palavras (17 Páginas) • 179 Visualizações
Universidade Paulista
Sistemas de Informação
Educação Ambiental
Henrique Medeiros Souza – C173290
São Paulo
2019[pic 1][pic 2]
Universidade Paulista
Sistemas de Informação
Educação Ambiental
Henrique Medeiros Souza – C173290
Trabalho apresentado como requisito de
aprovação na disciplina de Atividades
Práticas Supervisionadas, solicitado
pelo professor Dr. Marcelo Nogueira.
São Paulo
2019[pic 3][pic 4]
SUMÁRIO
OBJETIVO DO TRABALHO 4
INTRODUÇÃO 5
ELEMENTOS DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO 7
MODELAGEM DE DADOS E RELACIONAMENTO 11
Modelo conceitual 11
Modelo lógico 12
Modelo físico 13
Tipos de relacionamento 14
Relacionamento um-para-um 15
Relacionamento um-para-muitos 15
Relacionamento muitos-para-muitos 15
Cardinalidade 15
DISSERTAÇÃO 16
BIBLIOGRAFIA 23
[pic 5]
[pic 6]
OBJETIVO DO TRABALHO
O objetivo do trabalho é dar a oportunidade para o usuário aprender sobre questões importantes ligadas ao meio ambiente de forma que ele pode interagir respondendo as questões apresentadas. As questões que fazem parte do trabalho foram selecionadas de modo que nelas são encontradas soluções para o desperdício, alertam para os danos provocados e são caminhos para soluções ambientais educativas.
Utilizando o conhecimento sobre orientação a objetos, buscamos desenvolver um programa que fosse possível a interação com o usuário na forma de um questionário, no final são apresentados quantos acertos teve o usuário. A finalidade é fazer com que o usuário responda de modo que perceba que muitas questões podem estar ligadas ao nosso cotidiano e que nos ajudam a melhorar nossas práticas ambientais. Quando se pega como referência o fato de a maior parte da população brasileira e mundial viver em cidades, pode-se observar uma crescente degradação das condições de vida, refletindo uma crise ambiental. O que nos faz pensar sobre uma necessária reflexão sobre os desafios para mudar as formas de pensar e agir em torno da questão ambiental numa perspectiva contemporânea.
INTRODUÇÃO
A realização do trabalho teve como foco os conceitos de programação orientada a objetos. Um dos objetivos foi empregar alguns dos conceitos mais importantes. A linguagem utilizada para o desenvolvimento do trabalho foi o Java, o que permitiu a utilização da interface gráfica que foi implementada para apresentar as questões ao usuário junto com as respectivas alternativas, fazendo com que o usuário digitasse a letra correspondente à alternativa correta.
A plataforma utilizada para o desenvolvimento de todo o projeto e para a implementação do código fonte é o NetBeans IDE.
É um conjunto de bibliotecas, módulos e API, formando um ambiente integrado de desenvolvimento visual possibilitando ao desenvolvedor compilar, debugar suas aplicações.
Também é necessário se entender as causas ligadas à degradação ambiental e que estão ligadas à energia e meio ambiente, a verdade é que a maior parte dos problemas ambientais provém da obtenção de energia e importante saber que as principais fontes de poluição são:
-A Produção de Eletricidade;
-O Transporte;
-A Indústria;
-A Construção;
-O Desmatamento.
Quando se fala de produção de eletricidade se fala em carvão, petróleo, gás natural,
Hidroelétrica, nuclear e geotérmica.
Também podemos gerar propostas de redução de impacto quanto a isto no nosso planeta como, por exemplo, substituindo fontes de energia mais poluentes como é o caso do carvão que é muito utilizado por fontes de energia menos poluentes como é o caso do gás natural.
E claro, também podemos aumentar o que não provoca muitos impactos com o aumento do uso das fontes renováveis de energia, o aumento da participação de fontes renováveis pode ser muito útil quando se refere em diminuir o impacto das fontes de energia no nosso planeta.
Quanto as políticas para se reduzir a degradação ambiental, os problemas e a poluição estão relacionados em três níveis:
Local: Que está ligada aos governos locais, pois respondem sobre a qualidade do ar, fornecimento de água doce e limpa, a remoção e a disposição do lixo sólido e dos efluentes líquidos, a limpeza das ruas, etc.(a poluição local caminha junto com a
pobreza).
- Regional: Que é causada principalmente pelos automóveis, pela produção de energia e indústria pesada. (deve ser tratada em nível estadual e nacional, e eventualmente entre diversos países).
- Global: Mudanças na composição da atmosfera e tem pouca relação com fronteiras nacionais. Suas consequências mais conhecidas são: a destruição da camada de ozônio pelos CFCs e o efeito estufa, sendo que a poluição global só pode ser resolvida em nível internacional.
Quando se trata de melhorar nosso meio ambiente também devemos ficar atentos que temos que ter uma mudança no nosso estilo de vida que favoreçam a conservação da energia.
E uma estratégia pode estar ligada a mudança nos padrões de consumo e consequentemente no estilo de vida, exemplo no transporte:
-Diminuir as distâncias percorridas;
-Reduzir uso de automóveis (taxas, pedágios, zoneamento, rodízios,)
-Transporte público/ coletivo.
Esperamos assim que com este trabalho, podemos ter contribuído de alguma forma para que cada vez mais a nossa sociedade veja o que é a degradação ambiental e como nossos recursos podem acabar um dia como é o caso da água e não desperdicem não só a água como também outros recursos importantes como a luz e também aprenda sobre o importante papel da reciclagem, mas tudo o que vier do meio ambiente, pois todas essas matérias primas naturais perdem a sua pureza sempre que nós seres humanos a usamos, o uso consciente é muito importante para a nossa vida.
...