O Software odontológico: o que é e como funciona
Por: Jackeline Mantovani • 21/11/2022 • Dissertação • 536 Palavras (3 Páginas) • 82 Visualizações
Software odontológico: o que é e como funciona
O software odontológico é um sistema automatizado que ajuda clínicas e consultórios a gerenciar e organizar seu trabalho diário.
Segundo os profissionais da odontologia, a gestão administrativa e financeira é um dos maiores problemas enfrentados pelo setor.
O déficit é tão grande que, para 43% dos dentistas, supera a captação de novos clientes. Flávia Dias, profissional da área, destaca os problemas essenciais de algumas clínicas, pois não separam nem as finanças das pessoas físicas e jurídicas.
Esses fatores afetam o andamento do negócio no dia a dia e causam outros problemas para clínicas e dentistas ou outros profissionais do setor.
Embora evitar esses problemas possa parecer simples, no Brasil existem mais de 330 mil dentistas ativos, segundo o CFO (Conselho Federal de Odontologia). Deste total, apenas ⅓ utilizou algum software de gestão.
A baixa adesão às plataformas muitas vezes se deve à falta de tempo para pesquisar as melhores opções disponíveis no mercado, ou opções que melhor atendem às necessidades específicas de uma clínica, consultório ou até mesmo profissional.
1→ O que é software odontológico
O software odontológico é um sistema que automatiza e organiza o trabalho de rotina em uma clínica ou consultório. Podemos comparar um sistema odontológico com um aplicativo financeiro como o Banco do Brasil ou Nubank ou um software de comunicação como o WhatsApp.
Ao pesquisar software, os profissionais podem se deparar com dois modelos
software online
O software online, como qualquer outro aplicativo ou sistema (como e-mail), requer uma conexão com a Internet para funcionar. O melhor deste modelo é que ele é constantemente atualizado e acessado de qualquer lugar ou em qualquer dispositivo por meio de uma senha.
São exemplos de softwares online
- aplicativos (WhatsApp, Telegram, Instagram, Nubank, Netflix)
- G-Suíte (ferramentas do Google)
- Sites de notícia (El País, Globo, Folha)
Geralmente, esses softwares são pagos mensalmente ou anualmente e, por estarem conectados à internet, não precisam ser atualizados, isso acontece automaticamente.
Software off-line
Semelhante ao software online, os sistemas offline precisam ser instalados em um computador e não precisam de internet para funcionar. No entanto, eles tornam o movimento impossível. Exemplo: Se o software offline estiver instalado na recepção, somente este computador poderá acessá-lo.
São exemplos de softwares offline
- sistemas de PDV
- Word
- Excel
- Powerpoint
Em muitas áreas, o software offline está sendo descontinuado ou até substituído por versões online, como é o caso dos produtos Adobe (Photoshop, Illustrator, etc.). Um recurso desse tipo de produto é a compra de uma licença por máquina para uso anual e o pagamento de atualizações a cada atualização.
2 → Como funciona um software de gestão para clínicas
Na prática, os sistemas odontológicos funcionam de acordo com as características inerentes ao produto e uma configuração definida pelo cliente.
Portanto, se uma empresa busca uma ferramenta de gestão financeira, é necessário procurar um software odontológico que tenha essa capacidade e esteja devidamente configurado.
...