TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Sockets

Por:   •  26/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 2

Escopo

Foi realizado a versão 2 do trabalho, concluída com sucesso.

Sockets

Socket é a “porta” que permite que aplicações enviem e recebam mensagens através da rede. Uma definição muito interessante é a utilizada por KUROSE, onde ele define Socket como “ a interface entre a camada de aplicação e a de transporte dentro de uma máquina”.

Desenvolvimento

A primeira etapa foi realizar uma pesquisa na rede, buscando um código básico que pudesse ser utilizado para a implementação de um “Cliente” e de um “Server”, que comunicassem entre si. Após a escolha do código na linguagem C#, foram feitas algumas modificações, inicialmente foram removidas algumas funções desnecessárias e também foi melhorada a interface “gráfica”, facilitando a interação com o usuário. Após estas adaptações o objetivo foi conseguir uma comunicação efetiva entre cliente e server, a princípio na mesma máquina utilizando Loop Back, após ter sucesso na comunicação, o cliente e server foram implementados em maquinas diferentes e a houve uma comunicação efetiva. Neste momento o modo Básico do Projeto estava pronto, então o objetivo passou a ser a possibilidade de o cliente ler uma mensagem em um arquivo .txt e transmiti-la ao server, que por sua vez ao receber a mensagem, retornaria ao cliente um comando de acordo com a mensagem recebida, assim o cliente recebe o comando e o escreve no arquivo .txt. Para isso foi implementado no código do servidor e cliente, “funções” que permitiriam a leitura e escrita em arquivos. Esta etapa foi a mais trabalhosa seja pela falta de prática em programação, principalmente para leitura/escrita de arquivos, quanto pelos “bugs” que alguns compiladores apresentam. Apesar da dificuldade, todos os objetivos foram alcançados.

Testes

Após todas as adaptações no código, foram feitos testes em usuário local com as duas mensagens possíveis:

” Fault “ - o servidor deve retornar “Shutdown”, e o cliente escreve a resposta no arquivo.

“ Error “ - o servidor deve retornar “Reboot”, e o cliente escreve a resposta no arquivo.

*Ver anexos.

Os testes foram satisfatórios, parti então para os testes em maquinas diferentes onde também obtive resultados positivos. Para isso o IP do servidor é o IP da máquina onde a aplicação servidor está rondando.

Conclusão

Através deste trabalho pratico pude perceber a importância de SOCKETS para aplicações que precisam comunicar através da rede. Ficou evidente a “profundidade” que podemos chegar utilizando os conhecimentos obtidos nas disciplinas de Programação e Redes de Computadores, expandindo a minha visão em relação ao campo de atuação. Pude compreender melhor como alguns sistemas automatizados operam, as suas vantagens e dificuldades de implantação. Resumindo, vi como são os “bastidores” de uma comunicação entre aplicações fixando melhor todo o conteúdo estudado ao longo semestre.

Referências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com