TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Integração

Por:   •  18/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.555 Palavras (19 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 19

                            Blockchain e Cyber-Security

                         Erick H. Dircksen, Caio H. Meira, Eduardo M. Junior

          Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Curitiba, PR – Brazil

      {erickdircksen,caiomeira,EduardoJunior.2000}@alunos.utfpr.br

Abstract. This paper raises questions about how blockChain usage in a wide range of areas could add up in various aspects like security, privacy, decoupling, and tracking. We also touch on the most important concepts among the themes while looking to clarify latent issues.  We've observed during the development that there's a consensus among researchers, which shows a positive opinion regarding the technology adoption in various ambients. Finally, we bring conclusions about the previously raised issues fomented on the author's works.

Resumo. Este trabalho levanta questões sobre como o uso do blockchain em várias áreas pode incrementar aspectos como segurança, privacidade, rastreabilidade e descentralização. Vamos ainda explorar os conceitos mais importantes para o tema, visando esclarecer questões latentes. Observamos no decorrer do trabalho que existe um consenso entre as pesquisas na área, que demonstram parecer positivo  quanto a adoção da tecnologia em vários ambientes. Por fim, trazemos  conclusões sobre  as questões  que foram suscitadas, nos baseando sempre em pontos trazidos previamente por autores.

1.Introdução

Em tempos em que a segurança digital está em pauta, analisar possíveis melhorias para uma navegação mais segura do usuário é essencial para a garantia da segurança de dados sensíveis em vários ambientes conectados [Digital Security 2020].

A cibersegurança tem se tornado cada vez mais importante, a contínua disputa entre os malfeitores virtuais e os responsáveis por manter os dados seguros está mais acirrada do que nunca, ataques a instituições privadas ou governamentais têm se tornado cada vez mais comuns, grandes vazamentos de dados como o recente ataque ao ministério da saúde brasileiro expôs os dados de  243 milhões de pessoas, ou ainda o  vazamento dos dados de 250 milhões de usuários da gigante da tecnologia Microsoft, ambos apenas no ano de 2020 [Garrett, Filipe 2020].

 Números na casa dos milhões de usuários afetados são comuns na história dos ataques [Olga A. Klymenko, Mykhaylo V. Gutsalyuk, Andrii V. Savchenko 2020], dado este precedente, a pesquisa sobre Blockchain e como ele pode beneficiar a segurança online tem avançado no meio acadêmico. Para entendermos os aspectos positivos e negativos deste tema, temos que compreender seus personagens. A tecnologia Blockchain foi descrita pela primeira vez por Satoshi Nakamoto, no documento “A Peer-to-Peer Eletronic Cash System” [Satochi, Nakamoto. 2008], sua aplicação inicial teve como objetivo criar uma moeda 100% digital, descentralizada e livre de qualquer regulamentação, o Bitcoin, as propriedades que lhe garantem estas características  estão no cerne desta tecnologia desenvolvida por Satoshi, e são elas que tornaram o blockchain tão versátil,  sendo usado atualmente não só como “dinheiro virtual” mas também como meio de validação de documentos,  rastreamento de remessas e aplicações de Cyber-Security.

De acordo com [Satochi, Nakamoto 2008] o Blockchain é um protocolo de registro distribuído, uma descrição mais intuitiva do Blockchain seria  como blocos espalhados pela internet, sendo cada um deles tem uma função matemática capaz de gerar um código com letras e números. Além do próprio código, cada bloco tem também o código do bloco anterior, o que permite que se conectem e também garante que não houve violação. A conexão entre os vários blocos forma uma corrente de dados, daí o nome blockchain, a inclusão  de novos blocos ocorre de maneira linear e cronológica.

Sua inclusão implica na solução da equação matemática do bloco específico, tarefa que custa alto poder computacional, a resolução de tais equações é popularmente conhecida como “mineração”.  

Outro conceito deste trabalho é o de Cyber-Security, sendo ele a prática que protege computadores e servidores, dispositivos móveis, sistemas eletrônicos, redes e dados contra ataques maliciosos. Também é chamado de segurança da tecnologia da informação ou segurança de informações eletrônicas. O termo é aplicável a uma variedade de contextos, desde negócios até computação móvel [Kaspersky 2021].

Existem ainda vários sub-conceitos advindos de Cyber-Security, sendo os          principais [Kaspersky 2021]: Segurança de rede, Segurança de aplicativos, Segurança operacional e Educação do usuário  final.  Conhecendo então os personagens desta relação, vamos explorar a seguir os principais e mais cruciais aspectos da adoção do Blockchain no contexto da Cyber-Security, a motivação do estudo deste tema tem como cerne o vazamento de dados dos autores deste trabalho.

1.1. Objetivo Geral

Analisar quais as consequências da adoção do Blockchain na Cyber-Security.

1.2. Objetivos Específicos

  • Avaliar quais áreas são mais promissoras ao uso do Blockchain .
  • Avaliar o incremento na robustez da segurança digital.
  • Analisar a escalabilidade da tecnologia.
  • Investigar o custo computacional da adoção da tecnologia.
  • Investigar os principais desafios para realizar a  integração do Blockchain no âmbito da Cyber-Security.
  • Mostrar sistemas que já adotaram o Blockchain no âmbito da segurança.

1.3. Justificativa

Escolhemos este tema por ser um assunto cada vez mais pesquisado, blockchains emergiram  com a ascensão do bitcoin e se tornam cada vez mais consolidados, por isto é um assunto com demanda e a todo momento sendo pesquisado e desenvolvido, de acordo com [Bertolucci,Gustavo 2021] a pesquisa pelo termo “Bitcoin” em 2021 tem seu nível mais alto desde 2017, sua aplicação na cibersegurança é interessante em vários aspectos, e pode gerar inúmeras pesquisas, estudos e usos variados, com a chegada do 5G, seu uso pode ser melhor difundido, devido a IoT, se torna um assunto relevante conforme a cibersegurança se torna mais necessária. Bandar Alotaibi cita em seu artigo [Bandar, Alotaibi 2019] que a IoT tem desenvolvido de uma forma tão rápida e as tecnologias não têm pensado na cibersegurança e como ela é relevante, o que poderiam por gerar sistemas vulneráveis, e a blockchain é uma  alternativa para sobrepujar os problemas relacionados a segurança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.1 Kb)   pdf (209 Kb)   docx (260.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com