O Uso do Computador na Educação com o Auxílio no Ensino e Aprendizagem.
Por: HELLYNE GONÇALVES • 29/9/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 990 Palavras (4 Páginas) • 451 Visualizações
[pic 1]
O uso do Computador na Educação com o auxílio no Ensino e Aprendizagem.
Hellyne Vieira da Silva Gonçalves
INTRODUÇÃO:
O conhecimento, supostamente é adquirido primeiramente através do processo de comunicação existente no meio localizado, gerando informações ao mesmo. Através destas informações, poderemos adquirir ou não o conhecimento esperado. Isto nos leva a discorrer um pouco sobre a sabedoria. A sabedoria é desenvolvida através da vivência, e não exclusivamente pela inteligência. Envolve saber dispor do conhecimento e da ação de modo a trazer o máximo beneficio para os indivíduos. Se o conhecimento muitas vezes nos leva a uma postura arrogante, a sabedoria só se atinge a partir da humildade, podendo ser entendida em função da ação associada e no contexto e no momento específico desta ação, não podendo ser expressa em termos de regras, isto é, não pode ser generalizada, nem transmitida diretamente, sendo inseparável da realização pessoal daquele que busca o saber.
A utilização da tecnologia como auxílio para o professor dentro da sala de aula, onde serão despertadas a curiosidade e criatividade dos alunos quanto à utilização de aplicativos ou softwares educacionais durante as aulas.
As tecnologias na educação em especial os softwares educacionais usados como meio didático contribui e muito para melhoria na educação em qualquer nível de ensino. Este trabalho possui o objetivo a utilização de softwares educativos (ANAGRAMAS) para melhorar a qualidade pedagógica no ensino-aprendizagem.
A inserção das tecnologias na educação pode trazer para a educação brasileira, transformações pedagógicas e metodológicas no ensino. “A escola não pode ignorar o que se passa no mundo. Ora, as novas tecnologias da informação e da comunicação transformam espetacularmente não só nossas maneiras de comunicar, mas também de trabalhar, de decidir, de pensar” (PERRENOUD apud OLIVEIRA, 2001, p. 7).
Precisamos entender que a utilização destes programas não garantirá por si só a aprendizagem dos alunos, pois os mesmos são instrumentos didáticos de ensino que podem e devem estar a serviço do processo de construção e assimilação do conhecimento dos aprendizes. A entrada desses recursos na educação deve ser acompanhada de uma concreta formação dos professores para que possam utilizá-los de uma forma responsável e com potencialidades pedagógicas adequadas, não sendo recomendada a utilização como jogos divertidos e agradáveis para somente, passar o tempo.
OBJETIVO GERAL:
O software educativo possui a finalidade de levar o aluno a construir um determinado conhecimento referente a um conteúdo didático. O objetivo de um software educativo é favorecer o ensino-aprendizagem e sua característica principal é seu caráter didático.
O objetivo maior desse projeto é levar o aluno ao laboratório de informática pra que ele possa fazer o uso do computador e internet como meio de pesquisa sobre textos e também a utilização de softwares educacionais (Anagramas) onde serão expostos jogos de memorização, utilização correta das letras Ç,S,SS,CH,X,Z....
OBJETIVO ESPECÍFICO:
O objetivo específico desse projeto é auxiliar e orientar o professor quanto à utilização de alguma ferramenta tecnológica, nesse caso a utilização dos computadores e softwares educativos como complemento durante a aplicação das aulas de Língua Portuguesa. Utilizando jogos educacionais e até mesmo editores de textos, sites para pesquisa e assim aprimorando as aulas e trazendo ao aluno certa familiarização com o uso da tecnologia na sala de aula.
HIPÓTESE:
Observando algumas aulas na 6ª serie do Ensino Fundamental (EJA) pude a ver a dificuldade que alguns alunos possuem com a utilização da tecnologia, mas pude notar também que eles possuem o interesse em fazer o uso da informática durante as aulas. Em conseqüência disso posso afirmar que a partir do momento em que as aulas de Língua Portuguesa se tornar mais dinâmicas e para facilitar o uso dos softwares em questão pelos alunos, as escolas podem se adaptar à situação, oferecendo disciplinas que ensinem os estudantes a trabalharem com esses programas. Precisa-se ter também um profissional qualificado para tal atividade dentro da escola.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
A informática educacional pode ser considerada uma área de estudo que contribui para o desenvolvimento da educação escolarizada como um todo, que deve estar de acordo com os objetivos definidos no plano pedagógico escolar e com as propostas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Ela visa propiciar a alunos e professores mais um ambiente onde a aprendizagem pode ser estimulada através da união dos recursos da informática com os objetivos particulares de cada disciplina ou visando o desenvolvimento de projetos interdisciplinares e cooperativos.
...