OPERAÇÃO DO EQUIPAMENTO
Por: Tiago Amend • 9/3/2018 • Projeto de pesquisa • 1.183 Palavras (5 Páginas) • 177 Visualizações
TIAGO AMEND
FUNCIONAMENTO DO HARDWARE
Concórdia
2015
TIAGO AMEND
FUNCIONAMENTO DO HARWARE
Trabalho apresentado na disciplina Introdução a Pesquisa Científica, ao curso de técnico em informática para internet integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense – Câmpus Concórdia.
Prof. Douglas Meneghatti
Concórdia
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1 DIFERENÇA ENTRE HARDWARE E SOFTWARE 5
2 COMPONENTES BÁSICOS DE UM COMPUTADOR 5
3 SISTEMA BINÁRIO 5
4 PLACA MÃE 6
5 DISCO RÍGIDO 6
6 PROCESSADOR 6
7 MEMÓRIA CACHE 7
8 MEMÓRIA RAM 7
CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO
Esse trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica que tem por finalidade explicar como funcionam alguns periféricos de um computador. Vale ressaltar que atualmente o computador é indispensável para a realização de inúmeras tarefas.
Entretanto, muitas pessoas não entendem como funciona esse equipamento essencial. Os computadores possuem vários componentes necessários para garantir um grande desempenho. O principal objetivo desse trabalho é entender o funcionamento desses periféricos, condição necessária para um melhor desenvolvimento do curso.
Primeiramente é feita uma breve explicação sobre a diferença entre hardware e software, em seguida, definição dos componentes necessários para estruturar um computador e um esclarecimento sobre o sistema binário. Dando sequência, temos uma definição sobre as partes mais importantes do hardware.
1 DIFERENÇA ENTRE HARDWARE E SOFTWARE
Para um leigo na área da tecnologia, a diferença entre hardware e software pode não estar bem clara, mas é muito fácil diferenciar. Hardware é a parte física do computador, ou seja, o processador, a unidade de disco, entre outros. Software são os programas[1] que fazem o hardware funcionar e desempenhar tarefas.
2 COMPONENTES BÁSICOS DE UM COMPUTADOR
Os periféricos essenciais para o funcionamento do computador são: processador, disco rígido, memória RAM, dispositivos de entrada e saída (E/S) e softwares. Todos eles estão ligados por barramentos, estabelecendo a comunicação.
[pic 1]
Figura 1. Componentes básicos do computador
Fonte: Carvalho (2010)
3 SISTEMA BINÁRIO
O computador não possui um sistema decimal, apenas trabalha com dois números. Isso os torna muito confiáveis. O zero (0) representa desligado e o um (1) ligado, ou seja, o oposto. A possibilidade de um valor ser trocado pelo outro é muito pequena, assim a velocidade de processamento aumenta, devido à simplicidade dos cálculos.
4 PLACA MÃE
De acordo com Torres (2002, p. 10) a maioria dos componentes do hardware são conectados na Placa Mãe, como por exemplo, a memória RAM, o processador, a placa de vídeo e o disco rígido. Sendo assim, o modelo da placa deve ser compatível com o dos componentes, para que o computador consiga obter um grande desempenho.
Atualmente a Placa Mãe possui obrigatoriamente alguns periféricos integrados, como a placa de som e a placa de vídeo, sendo também conhecidos como On-board. Com periféricos embutidos, o preço do micro diminui juntamente com o desempenho em algumas tarefas (Torres, p. 11).
5 DISCO RÍGIDO
Segundo Torres (2002, p. 68) o disco rígido é um componente muito importante, pois nele são armazenados os dados e os programas. O desempenho o Hard Disc é influenciado por dois fatores: a velocidade de rotação, e o tamanho de sua memória cache, que veremos a seguir.
A vantagem do disco rígido é ser uma memória não volátil, ou seja, ela não perde os dados guardados quando ela fica sem energia, ou quando é desligada. O Hard Disc é mais lento, comparado à memória RAM, sendo assim, quanto mais espaço ele possui mais rápido vai ser o seu desempenho.
6 PROCESSADOR
De acordo com Torres (2002, p. 37) o processador é o cérebro do computador. Ele também pode ser chamado de CPU[2] ou UCP.
O processador pode ser definido como o cérebro do PC (Personal Computer), e a placa mãe como o corpo. Ela traz os componentes necessários para o processador se comunicar com os demais periféricos. Cada placa mãe é feita para um determinado modelo de processador, pois cada um possui necessidades diferentes.
...