OS REQUISITOS FUNCIONAIS DO SISTEMA DE IMOBILIÁRIA
Por: Vitor D. • 14/3/2018 • Trabalho acadêmico • 1.065 Palavras (5 Páginas) • 1.815 Visualizações
[pic 1]
trabalho final
juliano hilÁrio
vitor goularte
ARARANGUÁ, 2017
1 INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como objetivo apresentar um modelo de software com todas as suas funcionalidades descritas, tal como seus Requisitos Funcionais e também apresentar todos os seus requisitos de software em termos de eficiência, qualidade e portabilidade (Requisitos Não-Funcionais), também será apresentando as Regras de Negócios envolvidas no sistema.
O presente documento se trata de um sistema de Imobiliária capaz de realizar cadastros, remoções e alterações dos dados dos imóveis. Os diagramas desenvolvidos estarão baseados nas funcionalidades do sistema e podendo haver descrições para uma melhor compreensão de como o software se apresenta e opera.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 REQUISITOS FUNCIONAIS
Segundo SOMMERVILLE (2011) os requisitos funcionais são as declarações dos serviços que o sistema deve fornecer, de como o sistema deve reagir diante a entradas especificas. Em resumo os requisitos funcionais de um sistema descrevem o que ele deve fazer. O autor ainda afirma que os RF podem depender do tipo do software a ser desenvolvido, dos usuários que irão utiliza-lo e até da abordagem da empresa ao elaborar os requisitos. A especificação dos RF deve ser completa e consistente. Não deve haver ambiguidades.
2.1.1 REQUISITOS FUNCIONAIS DO SISTEMA DE IMOBILIÁRIA
- O sistema deve permitir que o usuário faça o cadastro de imóveis.
- O sistema deve solicitar na tela de cadastro os dados referente ao imóvel como: código, tipo de imóvel, área total, área construída, número de quartos, preço e endereço.
- O sistema deve armazenar cada imóvel registrado.
- O sistema deve permitir exibir todos os imóveis cadastrados.
- O sistema deve permitir a pesquisa do imóvel de acordo com um desses pontos: tipo de imóvel (Casa ou Apartamento), faixa de preço, as cidades e bairros disponíveis e o número mínimo de quartos.
- O sistema deve permitir a alteração das informações do cadastro, tais como: tipo de imóvel, área total, área construída, número de quartos, preço e endereço.
- O sistema deve permitir a remoção dos imóveis cadastrados.
2.2 REQUISITOS NÃO FUNCIONAIS
De acordo com SOMMERVILLE (2011) os Requisitos Não Funcionais são os requisitos que não estão ligados aos serviços que o sistema oferece, mas sim as propriedades emergentes do sistema, como confiabilidade, tempo de resposta e segurança. Mas dado a importância de algumas dessas propriedades, elas podem refletir no sistema como um todo. Por isso pode-se afirmar que alguns RNF são frequentemente mais críticos que os requisitos funcionais individuais. Por exemplo: Uma função (RF) que não atende ao usuário pode ser contornada, porém se um sistema não cumprir os requisitos de confiabilidade ou segurança, não será classificado como seguro para operar.
[pic 2]
Fonte: SOMMERVILLE (2011)
2.2.1 REQUISITOS NÃO FUNCIONAIS DO SISTEMA DE IMOBILIÁRIA
Confiabilidade:
- O sistema deve estar sempre disponível.
Portabilidade:
- O sistema deve executar nos Sistemas Operacionais: Windows, Linux e Mac.
Eficiência:
- O tempo de resposta de pesquisa, alteração e remoção não deve exceder 2 segundos.
2.3 REGRAS DE NEGÓCIO
- O cadastro é realizado em uma sequência de inserção de dados definida pelo sistema.
- A remoção só pode ser realizada através do código do imóvel.
- A alteração de informações só pode prosseguir com o código do imóvel.
2.4 DIAGRAMAS DE CASOS DE USO
- Visão geral
[pic 3]
- Criar Imóveis
[pic 4]
Cenário principal: Esse caso de uso se inicia quando o atendente executa o sistema, onde ele apresentará uma tela de menu de opções. A partir disso o atendente seleciona a opção de “Criar Imóveis”, no qual uma tela para preencher as informações é exibida, e o cliente fornecerá as informações necessárias para prosseguir.
- Listar Imóveis
[pic 5]
Cenário principal: Esse caso de uso se inicia quando o usuário (ou atendente) acessa o sistema, onde ele apresentará uma tela de menu de opções. A partir disso o usuário seleciona a opção de “Listar Imóveis”, no qual o sistema irá apresentar um menu de opções de listagem. Em seguida o usuário poderá escolher a opção de listar todos os imóveis cadastrados ou fazer uma pesquisa especifica.
- Remover Imóveis
[pic 6]
Cenário principal: Esse caso de uso se inicia quando o usuário (ou atendente) acessa o sistema, onde ele apresentará uma tela de menu de opções. A partir disso o usuário seleciona a opção de “Remover Imóveis”, no qual o sistema irá exigir o código do imóvel no qual se quer remover. O usuário digita o código correto, uma mensagem do sistema é exibida e o imóvel estará removido.
...