OS TÓPICOS DE INFORMÁTICA: TECNOLOGIA 5G
Por: Fabio Twd • 12/1/2022 • Resenha • 370 Palavras (2 Páginas) • 103 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
FACULDADE DE ENGENHARIA, LETRA E CIÊNCIAS SOCIAS DO SERIDÓ
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
TÓPICOS DE INFORMÁTICA
JOSE FABIO DE SOUZA MELO
TÓPICOS DE INFORMÁTICA: TECNOLOGIA 5G
CURRAIS NOVOS
2022
TECNOLOGIA 5G
por
JOSE FABIO DE SOUZA MELO
[pic 1]
CURRAIS NOVOS
2022
De acordo com a União Internacional de Telecomunicação, o 5G, ou a quinta geração permite a conectividade ultra-rápida e com baixa latência para vários dispositivos, internet das coisas (IoT) e um mundo totalmente conectado. Ele sucede gerações anteriores, mas autoridades e especialista apontam que terá melhorias não apenas incrementais, mas qualitativas. Enquanto a tecnologia 1G tinha velocidade de 2Kbit/s e o 4G garantia tráfego de 1Gbit/s, o 5G terá a velocidade para baixar as informações de até 1001 Gbit/s. Enquanto a latência (diferença na resposta na transmissão de dados) era de 60 – 98 milissegundos no 4G, já no 5G ela será reduzida a 1 milissegundo. Além disso, a capacidade de conectar dispositivos poderá abranger até 1 milhão de aparelhos por quilômetro quadrado.
Ademais, vale ressaltar as vantagens e malefícios dessa nova tecnologia. Dentre os benefícios vale pontuar a velocidade, com o 5G as redes móveis podem atingir até 20 gigas por segundo de downloads, também a redução do consumo de bateria, mais conexões, ou seja, tudo interligado e acessível, ainda, facilitará o uso da robótica, inteligência artificial e a realidade virtual. Como tudo na vida não é tão perfeita a internet 5G apresenta alguns aspectos que podem ser levado como desvantagens, mesmo que temporariamente. Um dos impactos “negativos” tem a ver com os dispositivos que não são compatíveis com essa nova tecnologia, como o avanço dessa tecnologia será progressiva algumas áreas vão demorar meses para ser introduzida, o que é sempre um problema que retarda a digitalização.
Portanto, vamos imaginar como essa nova tecnologia pode influenciar onde vivermos. Por exemplo, podem permitir na área da saúde como Hospitais e UBS a realização de diagnósticos, monitoramento de paciente tudo de forma remota Já no Varejo, será possível, por exemplo, desenvolver canais de vendas 100% conectados ao consumidor. Além disso, pode favorecer a automatização dos escritórios de bancos, universidades e escolas, que puderam realizar suas tarefas com mais facilidade e, provavelmente, aumentando a produtividade e as relações do trabalho.
...