Os Estruturando Sistemas com a Abordagem Domain Driven Design
Por: edersonschmeing • 16/2/2021 • Artigo • 7.115 Palavras (29 Páginas) • 184 Visualizações
EDERSON SCHMEING
Estruturando sistemas com a
abordagem Domain Driven Design
MEDIANEIRA – PR
2008
[pic 1] | MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ – UTFPR CAMPUS MEDIANEIRA |
Estruturando sistemas com a
abordagem Domain Driven Design
EDERSON SCHMEING
Monografia apresentada como requisito parcial ao Curso de Pós-Graduação Lato-Senso em Projeto e Desenvolvimento de Sistemas Baseados em Objetos para Ambiente Internet, UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Medianeira.
Orientador: Evando Carlos Pessini, Msc.
MEDIANEIRA – PR
2008
Estruturando sistemas com a
abordagem Domain Driven Design
Ederson Schmeing
Este exemplar corresponde à redação final da monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Especialista em Informática, Curso de Pós-Graduação em Projeto e Desenvolvimento de Sistemas Baseados em Objetos para Ambiente Internet, UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Medianeira, aprovada pela comissão formada pelos professores:
__________________________________________________
Orientador: Evando Carlos Pessini, Msc.
Medianeira, 29 de fevereiro de 2008
DEDICATÓRIA[pic 2]
O conhecimento não está somente presente em palavras lindas e maravilhosas, pois a língua não diz sempre toda a verdade quando se esquecem das virtudes da sabedoria, tolerância, dedicação, paciência, sinceridade e educação da palavra quando necessária.
Dedico este trabalho em primeiro lugar a Deus que sempre me deu saúde e paciência para que eu pudesse dar mais este passo em minha vida. Aos meus Pais meu irmão que sempre me apoiaram durante mais essa caminhada da minha vida. E a também ao meu orientador Evando Carlos Pessini e aos professores e amigos que de alguma forma colaboraram para a conclusão da especialização.
AGRADECIMENTOS[pic 3]
Aos meus pais, Celso Giniceu Schmeing e Cleide Aparecida Schmeing, pelos valores éticos e morais que me foram ensinados desde os meus primeiros anos de vida. Ao Professor Evando Carlos Pessini, pela orientação e paciência prestada durante o desenvolvimento deste trabalho. A deus, por conduzir-me na busca de meu ideal, permitindo colher frutos semeados e regados ao longo desta trajetória. Aos meus colegas de viagem, Elton de Mello, Jiovani Edson Ferri e Marcio Veronez.
SUMÁRIO
1 CAPITULO I 10
1.1 INTRODUÇÃO 10
1.2 OBJETIVOS 10
1.2.1 OBJETIVO GERAL 10
1.2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 11
1.3 JUSTIFICATIVA 11
1.4 DELIMITAÇÃO 11
1.5 ESTRUTURA DO TRABALHO 11
2 CAPÍTULO II 12
2.1 O QUE É DOMAIN-DRIVEN DESIGN 12
2.2 EXEMPLO DE UM PROJETO PARA UM SISTEMA DE CONTROLE DE VÔO 15
3 CAPÍTULO III 19
3.1 A NESSECIDADE DE UMA FORMA COMUM DE LINGUAGEM 19
4 CAPÍTULO IV 22
4.1 MODEL-DRIVEN DESIGN 22
4.2 A CONSTRUÇÃO DE UM MODEL-DRIVEN DESIGN 25
5 CAPÍTULO V 29
5.1 CONSIDERAÇÕES FINAIS 29
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 30
LISTA DE FIGURAS[pic 4]
Figura 1: Diagrama 01 16
Figura 2: Diagrama 02 17
Figura 3: Diagrama 03 17
Figura 4: Diagrama 04 18
Figura 5: Relacionamento entre o modelo 26
Figura 6: Arquitetura do modelo 26
LISTA DE SIGLAS
DDD | Domain Driven Design |
OOP | Programaçao orientada objetos |
UI | User Interface |
RESUMO
Com o desenvolvimento de software, cada vez mais as empresas de desenvolvimento buscam melhorar seus processos e utilizar métodos eficientes para o resultado final sair como planejado e com o tempo menor. Nesse trabalho vamos a apresentar a abordagem Domain Driven Design para o desenvolvimento de projeto, ela se destaca por trabalhar com o domínio do projeto.
Palavras-Chave: Domain Driven Design.
- CAPITULO I
- INTRODUÇÃO
Software é um mecanismo criado para facilitar a nossa vida e ajudar com a complexidade dos processos e da velocidade da informação são recuperadas. Por exemplo, usamos o software de controle do tráfego aéreo, e este é diretamente relacionada com o mundo circundante nós. Queremos voar a partir de um lugar para outro, e que fizermos isso usando sofisticadas máquinas, por isso, criar software para coordenar o vôo de milhares de aviões que acontecerá a estar no ar a qualquer momento. Software tem de ser prático e útil caso contrário não teríamos investir tanto tempo e recursos para a sua criação. Isso se torna extremamente ligado a um determinado aspecto de nossas vidas. Um útil pacote de software não pode ser dissociado a partir dessa esfera de realidade, o domínio é suposto que nos ajudam a gerenciar.
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