Os Fundamentos de Sistemas de Informação
Por: Pedro Rodolfo Gomes de Souza • 26/11/2018 • Trabalho acadêmico • 504 Palavras (3 Páginas) • 190 Visualizações
Universidade Federal de Pernambuco - Centro de Informática
Fundamentos de Sistemas de Informação
Prof. Hermano Perrelli de Moura
Aluno: Pedro Rodolfo Gomes de Souza <prgs@cin.ufpe.br>
atv /classe.: Elabore uma descrição de um Sistema de Informação real, em execução.
[pic 1]
O Sistema de Informação avaliado nesse caso é o “E-Cidadania”, do Senado Federal. É um Sistema de Apoio à Decisão (SAD), onde os seu objetivo é o estímulo da população brasileira na proposição de projetos de lei para apreciação do Senado. Existem três formas de participação na plataforma, que são:
- Ideia Legislativa: Uma das principais áreas do site, onde as pessoas podem propor alterações na legislação vigente brasileira ou até mesmo propor novas leis. Caso a ideia receba mais de 20 mil votos, ela será apreciada no Senado Federal pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). - A apreciação não significa aprovação da lei.[pic 2]
- Evento Interativo: Permite a participação em eventos abertos do Senado Federal, com transmissão ao vivo, espaço para comentários, notícias e etc.
[pic 3]
- Consulta Pública: Ferramenta para as pessoas opinarem sobre projetos de lei, medidas provisórias entre outras, que já estão sendo apreciadas no Senado.[pic 4]
A ferramenta pode ser considerada um Sistema de Apoio à Decisão pois é uma ferramenta onde os agentes legisladores brasileiros podem verificar através dos resultados das votações, a opinião da população sobre determinados assuntos, de uma forma mais rápida, prática e não-burocrática, como um referendo e/ou plebiscito.
Entre maio de 2012 e fevereiro de 2018, mais de 45 milhões de pessoas já haviam acessado o portal, cerca de 16% da população brasileira (De acordo com dados de projeção do IBGE no ano de 2018, com base no Censo de 2010).
Na categoria de Ideia Legislativa, desde a fundação do portal, mais de 42 mil sugestões foram propostas, das quais, apenas 10 foram transformadas em Projetos de Lei e/ou Projeto de Emenda Constitucional. Nos Eventos Interativos, o que mais possuiu a participação popular, foi um evento que debatia a transparência do Sistema S, contando com mais de 2400 comentários e/ou perguntas. Sobre Consulta Pública, o recorde de participação foi na consulta sobre a PEC 106/2015, que propõe a redução do número de deputados e senadores com mais de 1.700,00 votos.
REFERÊNCIAS
Senado Federal. Portal e-Cidadania - Senado Federal. Disponível em:
VETTORAZZO, Lucas. Cada vez mais velha, população brasileira chega a 208 milhões. Disponível em:
UOL (São Paulo). Em duas semanas, consulta sobre "Escola sem Partido" tem maioria contra. Disponível em:
...