Os Sistemas de Informações Transacionais
Por: spindola • 21/6/2015 • Trabalho acadêmico • 686 Palavras (3 Páginas) • 185 Visualizações
José Spíndola de Sousa.
Resumo
Gestão do conhecimento
Depois de tanto estudar pesquisar ver aulas de gestão do conhecimento tenho uma definição geral para tal.
Podemos visualizar gestão do conhecimento como um metaprocesso, uma “visão” crítica, que explícita e sistematicamente, define ações e práticas de apoio para melhorar as políticas, programas e processos do conhecimento organizacional de um determinado arranjo organizacional. Criando métodos para a criação dinâmica de seu Conhecimento Organizacional, ou seja, sendo precursora das inovações necessárias ao seu constante Aprendizado organizacional.
A gestão do conhecimento não trata apenas de gestão dos ativos de conhecimento mas também da gestão dos processos que atuam sobre estes ativos. Estes processos incluem: desenvolver, preservar, utilizar e compartilhar conhecimentos dentro de uma organização ou mesmo em nossas vidas onde gerir essa gestão o conhecimento as vezes perdemos o controle ate por falta de foco e planejamento.
O ativo de conhecimento, e desejáveis, além dos processos com eles relacionados. Também envolve o planejamento e o controle das ações para desenvolvê-los (os ativos e os processos), com o intuito de atingir os objetivos da organização. Um dos grandes fatores do conhecimento dentro de uma organização e transformar o conhecimento tácito em conhecimento explicito passando o conhecimento da mente para um documento de uma organização, podendo citar o conhecimento o bem mais valioso de uma Organização.
Podemos dizer que a gestão do conhecimento e dividida em varias partes vou citar algumas para que podemos falar um pouco de cada cada uma, Capital Intelectual podemos dizer O capital intelectual representa o conhecimento que, numa organização, lhe oferece capacidade competitiva, aumentando também o seu valor no mercado, capital intelectual e o que a empresa paga para cada colaborador para gerar valores tanto para propia empresa tanto para o cliente.
Podemos citar também o capital Humano, onde o profissional tem que ter Habilidades dentro da função que foi confiada nele dentro de uma organização, Competências para saber administrar sua responsabilidade dentro de cada serviço prestado tanto para cliente interno ou externo, ter Know How para saber fazer determinada função dentro de uma organização colaborando da melhor forma possível tanto com a empresa quanto no cliente mostrando confiança e segurança profissional, Criatividade para poder inovar cada dia sem sair do escopo planejado mas surpreendendo o cliente e trazendo ótimos resultados para a empresa, também podemos citar a Experiências que o profissional adquire e com sua experiência com vários desafios podendo montar uma base de conhecimento para poder usar em projetos futuros para não fazer retrabalho e diminuir o tempo logicamente diminuindo o tempo aumenta o lucro no projeto ou em um projeto nas organizações.
Vamos falar sobre Capital Estrutural onde as Tecnologias/Dados predominam, onde dados se transformam em informações gerarando o conhecimento para a gestão do conhecimento.
O capital estrutural pode ser relatado como um conjunto de sistemas e processos administrativos, conceitos, modelos, rotinas, marcas, patentes e sistemas de informática, que permitem à organização funcionar de forma efetiva e eficiente.
Faz parte do capital estrutural a cultura e politicas das organizações, em outras palavras, a forma como uma determinada empresa faz funcionar suas atividades.
O Capital Estrutural é composto pelos itens que passam a ser de propriedade da empresa, representados por seus ativos intangíveis explícitos. Quando o conhecimento tácito de um empregado é passado para explicito e armazenado passa a fazer parte do Capital Estrutural. Este é formado por tecnologia, invenções, dados, arquivos, repositórios de conhecimento, publicações, processos e programas que registram o conhecimento da organização. Pode-se considerar, também, que é o valor dos sistemas empresariais que garantem a consistência e possibilitam aprimoramento do Capital Humano e a ampliação do Capital Relacional da organização, garantindo a continuidade do negócio.
...