TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E PROJETOS DE CLOUD COMPUTING

Por:   •  3/11/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.012 Palavras (5 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E PROJETOS DE CLOUD COMPUTING

Resenha Crítica de Caso

Vicente Varallo Dias

Trabalho da disciplina Gestão de Projetos –Visão PMI

                                                                     Tutor: Prof. Carlos Fernando da Rocha Santos

Blumenau

2019

Estudo de Caso de Harvard: MediSys Corp.: a equipe de desenvolvimento do produto IntensCare

Referência: DONNELLON, Anne; MARGOLIS, Joshua D. Medisys Corp.: A Equipe de Desenvolvimento do Produto IntensCare. Harvard Business School, out.2009.

Resenha:

        O estudo de caso proposto se baseia no projeto de desenvolvimento do produto IntensCare da empresa MediSys, produto este, que é um sistema de monitoramento remoto para uso em U.T.I’s de hospitais. No total, para este produto, foi investido algo em torno de U$$ 20,5 milhões, sendo o projeto mais ambicioso nos 10 anos da MediSys.

        A MediSys é uma empresa de capital fechado, fundada em 2002, localizada nos E.U.A, especializada em equipamentos e sistemas médicos e hospitalares. A receita anual em 2008 chegou na casa dos U$$ 400 milhões, com 1.750 funcionários diretos.

        A empresa desenvolvia sistemas de monitoramento médico para hospitais, tendo inicialmente 2 produtos, que eram sistemas de monitoramento pulmonar e renal. Estes produtos já eram bem-sucedidos, e apesar da empresa ser considerada pequena, era muito lucrativa.

        Mesmo com o cenário positivo, a diretoria começou a notar sinais de desaceleração no crescimento, e a concorrência no ramo aumentando. Então foi necessária a contratação de um novo presidente no início de 2008, Art Beaumont, para que a MediSys continuasse a preservar a cultura inovadora como no início, e reestimular o crescimento acelerado. Várias mudanças foram observadas no organograma da empresa, também com a formalização do processo de desenvolvimento de produtos, o que poderia acelerar a criação de novos produtos e sistemas para se manter na briga junto a concorrência.

        

Neste novo processo de desenvolvimento de produto, haveria uma equipe central, com um gerente de projeto para coordenar os trabalhos, assegurar recursos para as equipes quando necessário e representar o projeto em questão, junto a gestão da organização. Beaumont acreditava que o Gerente de Projeto deveria ter conhecimentos em diversas funções necessárias para o projeto em questão, histórico de bom desempenho e o respeito dos colegas.

Agora para entendermos um pouco mais onde entra o IntensCare, precisamos voltar para 2006, quando o sistema havia sido desenvolvido ainda pela maneira típica da MediSys. Aaron Gerson da equipe de pesquisa e desenvolvimento teve uma ideia, a de desenvolver um sistema de monitoramento para coletar os dados de pacientes internados em UTI’s e armazenar em um banco de dados, que forneceria um perfil integrado de saúde do paciente, enviaria informações para diversos médicos e enfermeiros envolvidos no tratamento do paciente.

Aaron apresentou a ideia para mais dois colegas da área de vendas e da área de design de software, e em pouco tempo já havia um grupo de desenvolvedores de produto organizados informalmente para iniciar o desenvolvimento das atividades.

Em 2007, após o desenvolvimento das pesquisas de mercado, a ideia foi levada para a alta gestão da MediSys, para ver a possibilidade de que o produto recebesse um financiamento para continuidade no desenvolvimento do produto. E finalmente, em julho de 2007, foi disponibilizado um capital de U$$ 500.000 para que fosse utilizado no desenvolvimento do software deste novo produto. O progresso durante o desenvolvimento foi bem lento, pois diversos envolvidos no projeto eram afastados com uma certa frequência devido as prioridades de suas áreas funcionais de origem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (142.7 Kb)   docx (45.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com