MBA EM ARQUITETURA E PROJETOS DE CLOUD COMPUTING
Por: Alessandro Bergo • 28/4/2019 • Trabalho acadêmico • 607 Palavras (3 Páginas) • 265 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM ARQUITETURA E PROJETOS DE CLOUD COMPUTING
Desenvolvimento na Nuvem
Aluno:
Disciplina: SERVIÇOS EM CLOUDING
Tutor: Prof.: ROGERIO LEITAO NOGUEIRA
Rio de Janeiro
2019
A empresa XPTO é uma fábrica de softwares e, como tal, desenvolve as mais diversas aplicações para vários clientes.
Acontece que a XPTO começou a negar serviços em função de sua infraestrutura de TI. A XPTO possui um hardware que lhe permite atender 5 clientes simultaneamente, pois em sua maioria, cada cliente tem um ambiente com características distintas dos demais. Como a XPTO faz um bom trabalho de desenvolvimento, a procura por seus serviços aumentou e agora ela tem a necessidade de desenvolver para 10 clientes simultaneamente. Novos desenvolvedores foram contratados e a necessidade de aquisição de hardware estudada.
Foi verificado que o problema não seria apenas adquirir hardware, mas também a contratação de profissionais de infraestrutura, para a instalação e configuração dos muitos ambientes de desenvolvimento necessários para atendimento aos clientes. Outrossim, foi verificado também que estes ambientes são utilizados por pouco tempo, apenas o período de desenvolvimento da aplicação do cliente em questão e, posteriormente, o mesmo é apagado, após backup do código fonte em fita.
Volta e meia, se faz necessária a reinstalação de determinado ambiente e restore do código fonte para manutenção ou novas features em determinada aplicação. Este processo se mostrou bastante longo e complexo. Sem mencionar o fato que as fitas precisam estar armazenadas em um ambiente adequado para que não haja deterioração.
Após muita pesquisa e consulta às empresas especializadas se chegou a um cenário ideal, o desenvolvimento em Cloud.
A XPTO contratou um serviço em nuvem onde, a partir de templates de máquinas virtuais, um ambiente de desenvolvimento seria entregue em minutos. Este mesmo ambiente, após a finalização do desenvolvimento, seria desligado, de forma que a cobrança seria apenas por armazenagem. Para que não existam perdas de dados, o fornecedor propicia um backup dos servidores virtuais e um software de versionamento e armazenagem de códigos fonte.
A utilização da nuvem fez com que a empresa XPTO não precise adquirir hardware, profissionais de infraestrutura e agilizou o processo de entrega de ambientes.
Caso seja necessária a manutenção ou inclusão de features em uma aplicação, basta ligar os servidores virtuais da mesma.
A XPTO firmou uma contratação de cloud híbrida onde o acesso se dá pela internet, utilizando-se como autenticador seu serviço de diretórios e a cobrança de seus serviços da cloud se dão por utilização de recursos consumidos, ou seja, os servidores de desenvolvimento desligados não são cobrados.
...