TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM I - Energia Fotovoltaica

Por:   •  1/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.166 Palavras (5 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 5

Alimentação dos terminais

Com o objetivo de utilizar uma tecnologia de fonte de energia que esteja alinhada à exploração sustentável dos recursos naturais, optou-se pela energia solar.

Energia, considerada, renovável e sustentável, sem danos ao meio ambiente.

Os terminais serão alimentados por um sistema solar off-gridd que é independente e não se conecta a rede elétrica. Essa é considerada a melhor opção tratando-se das tecnologias atuais que usam radiações solares para geração de eletricidade.

O seu implemento é consideravelmente simples, já que o sistema fotovoltaico é composto basicamente por quatro elementos: placa solar, controlador de carga, inversor e bateria.

Funções de cada elemento do sistema solar off-gridd:

Placas Solares: São feitas de materiais semicondutores, como o silício cristalino, para converter a luz do sol em energia elétrica.

Essas placas absorvem a luz do sol e fazem a corrente elétrica fluir em duas camadas com cargas opostas.

                                           [pic 1]

                                                                                Figura 1 - Painel Solar

Baterias: São responsáveis pelo armazenamento das cargas elétricas que serão posteriormente consumidas nos períodos noturnos e/ou em dias cujo o sol esteja encoberto ou chuvoso.

É importante frisar que as baterias não geram nenhum tipo de energia, a sua função é apaenas o armazenamento e as mais recomendadas são as baterias estacionárias.

Vale lembrar que como a energia é gerada através da luz solar,  durante a noite não haverá geração de energia e em dias chuvosos, mesmo com o sol encoberto haverá geração de energia, porém em uma menor quantidade.

O que são baterias estacionárias?

São baterias tipicamente aplicadas a funções que demandam por longos períodos de corrente elétrica moderada, ao invés de sobrecarga por poucos segundos.

Esse tipo de bateria é projetado para suportar períodos maiores de descarga, por isso duram muito mais tempo e são adequadas ao uso em sistema solar fotovoltaico.

                                             [pic 2]

                                                                                Figura 2 - Bateria Estacionária

Controlador de Carga: É um dispositivo eletro-eletrônico responsável pelo gerenciamento de carga das baterias do sistema solar.

Em alguns casos, é responsável também pelo controle da energia utilizadas pelos aparelhos consumidores de energia elétrica.

                                   [pic 3]

                                                                     Figura 3 - Controlador de Carga

Inversor solar: É o responsável por transformar a corrente contínua gerada pelos painéis solares e armazenadas nas baterias em corrente alternada, permitindo a utilização dessa energia elétrica em equipamentos feitos para operar ligados a energia elétrica.

É importante lembrar que não é necessário o uso do inversor para equipamentos que trabalham com corrente contínua, como é o caso da maioria dos equipamento usados em telecomunicações.

                      [pic 4]

                                                                     Figura 4 - Inversor Solar

Princípio de Funcionamento do Sistema Solar Fotovoltaico off-Gridd

O grande segredo para um perfeito funcionamento do sistema solar é o posicionamento das placas solares de modo que recebam a maior radiação solar direta, sem interferência de sombras.

O resultado disso é a liberação de corrente elétrica contínua, captada pelos filamentos condutores do módulo fotovoltáico.

As placas fotovoltaicas absorvem a luz do sol e as transforma em energia elétrica contínua (corrente CC).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (269.8 Kb)   docx (201.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com