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PORTFÓLIO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Por:   •  14/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.761 Palavras (8 Páginas)  •  220 Visualizações

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RESOLUÇÃO DO ITEM 4 NO PORTFÓLIO DE ÁNALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Como já foi dito na descrição do problema da China Telecon, a melhor solução para essa empresa seria realmente adotar um software de uma empresa especializada e com um bom suporte. Mas nos baseando na hipótese de a empresa querer desenvolver seu próprio software, para reduzir os custos seria necessário também reduzir o tempo de desenvolvimento do mesmo e manter a qualidade e produtividade no desenvolvimento. Além de contar com uma equipe de profissionais capacitados, também seria necessário adotar padrões e técnicas que irão ajudar a desenvolver um bom sistema para a empresa. Analisando entre os padrões existentes, é fácil chegar a conclusão que o melhor padrão para ser adotado no desenvolvimento do software em questão seria a arquitetura MVC. A arquitetura MVC foi desenvolvida para ser usado em projetos de interface visual em Smalltalk, linguagem de programação que juntamente com o C++ ganhou grande reconhecimento na época, o MVC foi criado na década de 70, e após esses anos de sua criação ainda é um pattern aplicável nas mais variadas aplicações, principalmente em aplicações web. Quando um software começa a ficar grande e complexo, muitos dados são apresentados para os usuários, sentimos a necessidade de aplicar uma arquitetura que facilite nosso trabalho, desde a organização do projeto, as divisões das responsabilidades até as possíveis modificações que poderão ser efetuadas ao longo do desenvolvimento do software para isso precisaram dividir o projeto em três objetos para aplicar o MVC. Para a Gamma et al. o MVC é: MVC é composto por três tipos de objetos. O modelo é o objeto de aplicação, a vista é a apresentação na tela e o controlador define a maneira como a interface do usuário reage às entradas do mesmo. Antes do MVC, os projetos de interface para o usuário tendiam em agrupar esses objetos. MVC para aumentar a flexibilidade e a reutilização. (GAMMA et al. 2000, p. 20).           O MVC tem como principal objetivo: separar dados ou lógicos de negócios (Model) da interface do usuário (View) e o fluxo da aplicação (Controller), a idéia é permitir que uma mensagem da lógica de negócios possa ser acessada e visualizada através de várias interfaces. Na arquitetura MVC, á lógica de negócios, ou seja, nosso Model não sabe quantas nem quais as interfaces com o usuário esta exibindo seu estado, a view não se importa de onde esta recebendo os dados, mas ela tem que garantir que sua aparência reflita o estado do modelo, ou seja, sempre que os estados do modelo mudam, o modelo notifica as view para que as mesmas atualizem-se. MVC é um conceito (paradigma) de desenvolvimento e design que tenta separar uma aplicação em três partes distintas. Uma parte, a Model, esta relacionada ao trabalho atual que a aplicação administra outra parte a View esta relacionada a exibir os dados ou informações dessa uma aplicação e a terceira parte, Controller, em coordenar os dois anteriores exibindo a interface correta ou executando algum trabalho que a aplicação precisa completar. (GONÇALVES, 2007, p. 141).             Model: ou modelo é a camada que contém a lógica da aplicação, é responsável pelas regras de negócio, para sistemas persistentes, o modelo representa a informação (dados) dos formulários e as regras SQL para manipular dados do banco, o modelo mantém o estado persistente do negócio e fornece ao controlador á capacidade de acessar as funcionalidades da aplicação, o modelo é o principal responsável toda aplicação deve representar o modelo atua isoladamente não tem conhecimento de quais serão a ou as interfaces que terá de atualizar, o modelo somente acessa á base de dados e deixa os dados prontos para o controlador este por sua vez encaminha para a visão correta.           View: ou visão é a camada de apresentação com usuário, é a interface que proporcionará á entrada de dados e a visualização de respostas geradas, nas aplicações web é representado pelo HTML que é mostrado pelo browser, geralmente a visão contém formulários, tabelas, menus e botões para entrada e saída de dados.  A visão deve garantir que sua apresentação reflita o estado do modelo, quando os dados do modelo mudam, o modelo notifica as vistas que dependem dele, cada vista tem a chance de atualizar-se. Desta maneira permite ligar muitas vistas a um modelo podendo fornecer diferentes apresentações, essa camada não contém códigos relacionados á lógica de negócios, ou seja, todo o processamento é feito pelo Modelo e este repassa para a visão, evidenciaremos abaixo um exemplo de duas vistas atuando sobre o mesmo modelo. Controller: já descrevemos da view e do modelo, mas, temos de concordar que tudo isso se tornaria uma bagunça se tivesse alguém para organizar esta arquitetura, um controlador funciona de intermediário entre a camada de apresentação e a camada de negócios, sua função como já diz é controlar coordenar o envio de requisições feitas entre a visão e o modelo. O controller define o comportamento da aplicação, o controle é quem interpreta as solicitações (cliques, seleções de menus) feitas por usuários com bases nestes requerimentos o controlador comunica-se com o modelo que seleciona a view e atualiza-a para o usuário, ou seja, o controlador controla e mapeia as ações.           Embora o MVC só contenha três camadas há outra camada fundamental para o bom andamento da arquitetura, esta é um mecanismo de eventos necessário a comunicação entre outros três elementos, este elemento permite uma comunicação assíncrona que é invocada quando algum evento interessante acontece, esta quarta camada contém os beans de entidade onde se localizam os métodos get e set das classes. 5. Design Patterns aplicados na arquitetura MVC A arquitetura MVC utiliza padrões de projetos em suas camadas analisamos a arquitetura agora com os patterns. O MVC usa outros padrões de projeto, tais como Factory Method, para especificar por falta (by default) a classe controladora para uma vista e Decarator, para acrescentar capacidade de rolagem (scrolling) a uma vista. Mais os principais relacionamentos do MVC são fornecidos pelos padrões Observer, Composite, Strategy. (GAMMA et al. , 2000, p. 22)           Os designs patterns nos ajuda á explicar a arquitetura MVC, e com eles podemos perceber que por traz do MVC pode conter um conjunto de padrões trabalhando juntos em uma mesma estrutura. Abordamos agora os patterns Observer e Strategy que são padrões comportamentais e o Composite padrão estrutural, o objetivo de abordar os patterns é para facilitar a compreensão de como a arquitetura MVC trabalha, sabendo que é um padrão de arquitetural que confundem projetistas e desenvolvedores.           Nas palavras de Gamma et al. os principais padrões que o MVC utiliza são os Observer, Composite e o Strategy. Analisemos a Figura 3 do livro de Padrões de Projetos dos autores Freeman & Freeman que nos ajudará a explicar como os padrões contribuem na arquitetura MVC:           A visualização ou a View juntamente com o padrão Composite está á disposição do usuário esperando por qualquer evento, quando este evento é ativado o controlador é avisado sobre o evento, este avisa para a visão se atualizar, e ao mesmo tempo manda o modelo para que ele atue para contemplar o evento provocado pelo usuário, depois de atuado o modelo fica pronto para ser acessada pela visualização esta por sua vez acessa e atualiza-se para o usuário assim funciona a arquitetura MVC em conjunto com os padrões de projetos. Utilizando essa arquitetura, o tempo de desenvolvimento do software diminuirá sem perde a qualidade e sem aumento de custos.

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