PREPARAÇÃO, PADRONIZAÇÃO E ANÁLISE VOLUMÉTRICA
Por: ROBSON DOS SANTOS DE ARVELINO • 9/5/2016 • Abstract • 1.146 Palavras (5 Páginas) • 247 Visualizações
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE MECÂNICA
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
ROBSON DOS SANTOS DE ARVELINO
PAULO HENRIQUE ESBER
FERNANDO BOIKO SALLES
PREPARAÇÃO, PADRONIZAÇÃO E ANÁLISE VOLUMÉTRICA
RELATORIO DE AULA PRÁTICA Nº 04
CURITIBA
2014
ROBSON DOS SANTOS DE ARVELINO
PAULO HENRIQUE ESBER
FERNANDO BOIKO SALLES
PREPARAÇÃO, PADRONIZAÇÃO E ANÁLISE VOLUMÉTRICA
Relatório de aula prática nº04 apresentado disciplina de Química do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
CURITIBA
2014
Sumário
- Introdução Pág. 04
- Materiais e Metodologia
- Resultados e Discussões
Conclusão
Introdução
O objetivo da pratica nº 4 era determinar a porcentagem de NaOH contido em uma quantidade pré-estabelecida de soda. Para isso, foi preparado uma solução de HCl 0,1 mol/L, também titular a solução para obter a concentração real de HCl preparado e com isso titular a soda cáustica.
O processo de Titulação, também chamado de Volumetria, é usado para determinar a concentração de um reagente conhecido. O método consiste em reagir completamente um volume aferido de uma amostra com um determinado volume de um reagente de natureza e concentração conhecida. Quando a substancia de concentração desconhecida é um ácido usamos uma base de concentração conhecida para determinar a concentração do ácido e vice-versa.
2. Materiais e Métodologia
- 1 Bureta de 25 ml - frasco lavador
- 2 copos de béquer de 100 ml - suporte universal
- 1 funil de vidro haste curta - 1 garra para bureta
- 1 balão volumétrico de 250 ml - HCl concentrado (capela)
- 2 Erlenmayers de 250 ml - metil Orange
- 1 pipeta volumétrica de 10 ml - solução de Na2CO3 0,05mol/L
- 1 pipeta volumétrica de 5 ml (MP) - solução de soda cáustica comercial
Para preparar a solução 0,1 mol/l do ácido clorídrico (HCl), foi preciso calcular o volume necessário do HCl concentrado para fazer a diluição. Em seguida, com a pipeta volumétrica, foram transferidos 10ml da solução de carbonato de sódio ( Na2CO3) 0,05 mol/l para cada um dos dois Erlenmayers, após a transferência a solução foi diluída com cerca de 80ml de água e acrescentadas de 2 a 3 gotas do indicador metil orange. utilizando de um funil foi carregado de HCL uma bureta 25ml até o nível do menisco.
Essas duas etapas acima são as preparações para titular o ácido clorídrico. Na titulação, foi adicionado, gota a gota, a solução de HCl diluído à solução de carbonato de sódio até a solução mudar de cor, essa mudança ocorre pois o indicador metil orange troca de cor ao se aproximar de um p.H menos ácido. Foram feitas duas titulações para comparar o volume de HCl necessário para mudar a cor do indicador. Depois da titulação foi calculado a concentração real do ácido.
Com a concentração do ácido, foi possível titular a soda cáustica comercial. Com a pipeta volumétrica, foi feita a transferência de 10ml de soda cáustica para o Erlenmeyer de 250ml, e em seguida, acrescentados 80ml de água e 2 a 3 gotas do indicador metil orange. Ao iniciar a titulação, foi acrescentado, gota a gota, a solução de HCl até que o momento da neutralização observada pela mudança da cor do indicador.
3. Resultados e Discussões
Experimento 01: No calculo do volume de HCl necessário para preparar 250ml, foi utilizado os dados contidos no rótulo , M2= 36,5g/mol; V=0,25L; m=0,1 mol/l, foi realizado o calcula do a massa (M1) necessária do HCl, para depois calcular o volume.
[pic 1][pic 2] |
[pic 3][pic 4] |
[pic 5][pic 6] |
Volume HCL concentrado:
[pic 7][pic 8][pic 9][pic 10]
Experimento 02: para titular o ácido clorídrico (HCl) com o carbonato de sódio (Na2CO3), O ácido consumido do primeiro Erlenmeyer foi 11,2ml e do segundo 10,0ml, a media foi de 10,6ml, para fazer o calculo da concentração foi necessário a estequimetria da reação:
...