Parâmetros e Funções na Linguagem C
Por: Alexandre13ra • 8/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.387 Palavras (10 Páginas) • 251 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Com essas atividades iremos utilizar algumas funções ao programar na linguagem C. explicaremos como utilizá-las adequadamente e veremos alguns exemplos para melhor entendê-los. Iremos estudas os conceitos de funções, passagem de parâmetro por valor e passagem de parâmetro por referência entre outras coisas.
2. ETAPA 1
2.1 PASSO1 CONTEITOS / FUNÇÕES
Funções são um conjunto de instruções desenhadas para executar uma determinada tarefa é agrupada numa unidade com um nome de referência. As funções permitem que os programadores trabalhem sobre o que outros programadores já fizeram ao invés de partir do zero, as funções dividem grandes ou pequenas tarefas na computação.
Uma das principais razões para usar as funções é que ela permite que os programadores utilizem em seus programas.
As funções apropriadas frequentemente escondem detalhes de operação de partes do programa que não necessitam conhecê-las, e facilitando diversas mudanças. Um exemplo é o uso da função printf() que é utilizada sem conhecer detalhes de sua programação.A utilização da função evita que o programador tenha que escrever o mesmo código várias vezes.
Um exemplo, caso um parágrafo de um programa calcule o quadrado de um numero, se em algum momento o programador precise calcular o quadrado do número novamente, devera escrever o parágrafo novamente, ao contrário disso o programador pode saltar para uma seção do código que calcula o quadrado do número e voltar a mesma posição. Trabalhando dessa forma com uma seção simples do código que pode ser usada repetidas vezes.
Qualquer sequência de instruções que apareça mais de uma vez no programa é uma forte candidata a ser uma função.
A função sendo agregada ao programa pode ser executada inúmeras vezes no desenvolvimento do programa. Usando as funções o tamanho do programa diminui é reduzido.
A grande vantagem da linguagem estruturada é de dividir o programa em funções.
2.2 CHAMANDO UMA FUNÇÃO
Quando se é necessário chamar uma função, podemos comparar a contratação de uma pessoa para a execução de um trabalho especifico. Seu trabalho pode ser simples e outras vezes obvio, mas muito complexas.
Nesse caso solicitamos que programa desvie o controle e passe a executar as instruções da função é que ao termino do mesmo, volte para a posição seguinte ao qual chamamos.
Exemplo de algumas funções:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
main()
{
int N ,T;
printf("Digite um numero: " );
scanf("%d" ,&N);
T=N+N;
printf("A soma do numero com ele mesmo e: %d. \n" ,T);
system ("pause");
return 0;
}
Varias funções como printf(), scanf() e system ,são desenvolvidas por programadores e fornecidas ao sistema. Outras funções podem ser escritas por nos mesmos. A sintaxe da instrução de chamada a uma função e a mesma tanto para funções escritas por outros programadores como para que escrevemos.
2.3 FUNÇÕES SIMPLES
Um programa pode ter diversas funções, uma delas quase sempre presente e a função main(). A execução do programa sempre começa com main(), e quando o controle do programa encontra uma instrução que inclui o nome da função, a mesma e chamada.
Vamos tomar como exemplo o programa abaixo que pede ao usuário dois números e os apresenta nas quatro operações básicas.
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
Intmain()
{
float N1 ,N2 ,T1 ,T2 ,T3 ,T4;
printf("\n Digite um numero: ");
scanf("%f" ,N1);
printf("\n Digite outro numero: ");
scanf("%f" ,N2);
T=N1+N2
T=N1-N2
T=N1*N2
T=N1/N2
printf("\n A soma dos n úmeros e: " ,T1);
printf("\n A subtração dos números e: " ,T2);
printf("\n A multiplicação dos números e: " ,T3);
printf("\n A divisão dos números e: " ,T4);
system ("pause");
return 0;
}
Vendo o programa acima percebemos, a estrutura de uma função C, e semelhante a da função main(). A diferença e que main() tem um nome especial o int antes do main(). Os componentes necessários para colocar uma função a um determinado programa são: o protótipo da função, a chamada à função e a definição da mesma.
2.4 PARÂMETROS DE UMA FUNÇÃO
As variáveis que receberão as informações enviadas a uma função são conhecidas como parâmetro. A função declara essas variáveis entre parênteses, no cabeçalho de sua definição ou antes das chaves que marcam o início do corpo de função. Os parâmetros podem ser utilizados livremente no corpo de função. Float e um exemplo de parâmetro conforme foi utilizado no programa acima.
Intmain()
{
float N1 ,N2 ,T1 ,T2 ,T3 ,T4;
printf("Digite um numero: ");
Existem outros parâmetros como por exemplo o double, int e o char, porem o char é utilizado
...