Plano de Teste Verificação e Validação
Por: sora1538 • 19/3/2020 • Trabalho acadêmico • 1.393 Palavras (6 Páginas) • 204 Visualizações
Universidade Federal do Ceará
Campus de Russas
Disciplina: Verificação e Validação
Professora: Valéria Lelli Leitão Dantas
Plano de teste
Equipe:
Rogério Sena,
Jhean Marllos,
Gabriel Rodrigues
Sumário
Introdução 1
Processo de teste 1
Itens a serem verificados 3
Cronograma de testes 3
Procedimentos de registros de testes 4
Requisitos de hardware e software 4
Recursos Humanos 4
Restrições 5
Funcionalidades 5
Critérios de aceitação 6
Suspensão 6
Responsabilidades e tarefas 6
Treinamento 7
Riscos 7
Conclusão 9
Referências 10
Introdução
Este documento é parte de um trabalho acadêmico que tem como objetivo realizar testes em cima do programa VLC media player, um reprodutor de mídias, e na medida do possível oferecer soluções aos problemas encontrados.
O escopo será nos requisitos funcionais que são essenciais e que podem ser encontrados na página 5 no tópico Funcionalidades, portanto todos os testes exceto o de aceitação serão aplicados, pois como seremos os usuários finais o Teste de Sistema será o suficiente.
Processo de teste
O processo de teste normalmente é dividido em 4 fases, sendo as seguintes:[1]
Testes de Unidade
Nesta fase os esforços dos testes estão concentrados nas menores unidades do software produzido. O objetivo é detectar erros de lógica e/ou de implementação em pequenas partes do sistema, independentemente do restante. Dessa forma, cada unidade do sistema é testada isoladamente. Isso contribui para assegurar a correção dos componentes individuais, mas não garante que a integração dessas partes funcione como o esperado.
Testes de Integração
Nesta fase o foco dos testes está voltado para a detecção de falhas provenientes da integração interna dos componentes do sistema. Para isso os módulos são combinados e testados em conjunto. Esta fase vem logo após os testes de unidade e antecede os testes de sistema, tendo como resultado o sistema integrado e preparado para o teste de sistema. Não faz parte do escopo dessa fase testar a interação do sistema produzido com outros sistemas, que porventura venham a se comunicar.
Testes de Sistema
Esta é a fase na qual o software já está completamente integrado. Sendo assim, os testes visam identificar falhas em relação aos requisitos do sistema, no que diz respeito à comunicação com outros sistemas. Os testes são realizados em condições bastantes parecidas (de ambiente, massa de dados, etc.) com as que o usuário utilizará em produção. Os testes de sistema não se limitam aos requisitos funcionais, mas também objetiva testar os requisitos não-funcionais.
Testes de Aceitação
Os testes de aceitação são, em geral, uma extensão dos testes de sistema. Durante esta fase, o objetivo é verificar se o software está pronto e pode ser usado pelo usuário final. Para isso é verificado se o sistema realiza as funções para as quais ele foi criado, satisfazendo as necessidades do cliente. Os testes são planejados e projetados com o mesmo cuidado e nível de detalhe do teste do sistema. Nesta fase, os critérios de aceitação são conhecidos, o que permite a automação dos testes de aceitação, além da monitoração e medição.
No caso deste documento, que será meramente um estudo acadêmico e nós seremos o próprio usuário final, então não haverá um Teste de Aceitação, pois o Teste de Sistema será, para nós, suficiente como um Teste de Aceitação.
Itens a serem Verificados
Como citado na Introdução, os itens que serão testados serão as funcionalidades que são essenciais, de acordo à opinião da equipe, para o funcionamento do VLC media player, versão 2.2.6.
ID
Nome
RF01
Reproduzir arquivos de vídeo/áudio
RF02
Adicionar legenda
RF03
Velocidade
RF04
Pausa e Retomada
RF05
Listas de reprodução
Cronograma de testes
27/06/2017 - Início dos testes de unidade.
04/07/2017 - Fim dos testes de unidade.
05/07/2017 - Início dos testes de integração.
12/07/2017 - Fim dos testes de integração.
13/07/2017 - Início dos testes de sistema.
20/07/2017 - Fim dos testes de sistema.
Procedimentos de registros de testes
Para cada teste realizado o procedimento de registro deverá conter:
Um identificador único
Conter data e versão
Conter o item e o procedimento de como foi testado
Conter
...