Processadores
Por: Max Nícolas Lima • 16/10/2016 • Dissertação • 292 Palavras (2 Páginas) • 212 Visualizações
Para analisarmos um processador é preciso levar em conta a frequência de relógio(clock), memoria cache e outros.
Existem duas linhas de processadores: intel e amd. Processadores da linha intel servem para tarefas avançadas ao passo que os da amd são para tarefas diarias e mais simples.
Atualmente, a campeã em desempenho é a linha de processadores Xeon, da Intel. Até 40% mais eficiente no consumo de energia e com performance até 35% maior do que seus antecessores. Segundo o CPU Benchmark, o Intel Xeon E5-2697 v2 de 2,7 GHz pode ser considerado o melhor processador do momento. Ele tem 12 núcleos, soquete FCLGA2011 e chega a uma velocidade turbo de 3,5 GHz.
É perfeito para rodar qualquer tipo de conteúdo e tem quase o dobro do número de pontos do principal modelo da AMD no teste do site. O AMD FX-8350, de oito núcleos, possui um clock de 4 a 4,2 GHz e soquete AM3+, mas ainda está atrás de uma grande lista de chips fabricados pela Intel, como Intel Core i7-3770, i7-3770K, i7-4770, i7-4770K, i7-3930K e i7-4930K, por exemplo.
Se por um lado a Intel orgulha-se de ter os processadores mais rápidos, a AMD tem duas vantagens: as placas gráficas ATI Radeon, que costumam ser melhores do que todas as onboard da Intel em níveis semelhantes, e, principalmente, o preço. Os processadores da empresa normalmente são bem mais baratos do que os equivalentes da Intel.
Atualmente, a maioria dos aparelhos vêm de fábrica com processadores Intel, porém um AMD não é difícil de encontrar, especialmente em produtos HP e Asus, das linhas com o hardware de intermediário para básico. Obviamente, é possível montar modelos top com processadores avançados da AMD, mas o melhor dela é a área intermediária e barata.
Max Nícolas de O. Lima
...