Processo de software
Por: ozeias_alexandre • 19/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.485 Palavras (6 Páginas) • 154 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
UNOPAR – UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
PROCESSO DE SOFTWARE
Aluno:
[pic 11]
[pic 12][pic 13]
[pic 14]
Sumário
Sumário
1. Introdução: 4
2. Objetivo: 4
3. Desenvolvimento: 5
3.1 Escolha de Modelo de Processo de Software 5
3.2 Evolução do Modelo Cascata 5
3.3 fases do modelo cascata 6
3.3.1 Engenharia de sistemas: 6
3.3.2 Análise: 6
3.3.3 Projeto: 6
3.3.4 Codificação: 7
3.3.5 Teste: 7
3.3.6 Manutenção: 7
4. As vatagens e desvantagens do modelo 7
4.1 Vatagens do modelo cascata 7
4.2 Desvantagens do modelo cascata 7
4. Exemplo do modelo cascata: 8
5. Propondo uma linguagem de programação: 9
6 Conclusão: 10
7 Referências Bibliográficas: 10
Introdução:
Através deste trabalho, venho apresentar um dos modelos de processos de desenvolvimentos software, a sua evolução na história, desde a necessidade de administrar grandes volumes de informação nas indústrias e o surgimento dos computadores, consequentemente o processo de desenvolvimento de softwares.
As vantagens e desvantagens do modelo apresentado, como também a exemplificação do mesmo.
Como Linguagem de Programação, temos a C#(SARP), que é utilizada no desenvolvimento dos algoritmos e orientação de objetos.
Objetivo:
Apresenta até o final desse trabalho, o modelo Cascata de processo de software com as suas fases, demostrando as suas vantagens e desvantagens, e uma linguagem de programação para a codificação do software.
Desenvolvimento:
Com o aumente significativo no dinamização da indústria e a necessidade de administrar grandes volumes de informação, os computadores se tornaram importantíssimos e consequentemente o processo de desenvolvimento de softwares ganhou espaço, as atividades mais complexas já se tornaram possíveis com automatização dos processos, através da elaboração se Softwares.
Para que a elaboração de Softwares fossem sem grandes complexidades, criou-se modelos de desenvolvimentos. O mais antigo é o Cascata, também conhecido como Clássico ou Linear, o modelo de Prototipação, o Espiral, o Quarta Geração e o RUP (Rational Unified Process), esses são os mais conhecidos.
Escolha de Modelo de Processo de Software
Dentre os modelos de Software, o modelo por ser o mais antigo e mais usado da engenharia de software, originou-se de outros processos de engenharia. Sendo assim, para maior familiarização, o modelo Cascata será o escolhido para ser abordado neste trabalho.
Evolução do Modelo Cascata
O processo de desenvolvimento de software passou por vários aprimoramentos com o avanço da Engenharia de Software, na qual consolidou-se com a introdução de metodologias e ferramentas e proporcionou condições para melhoria da qualidade de um produto.
O modelo Cascata (ou waterfall) foi o primeiro a ser criado proposto por Royce em 1970 até meados da década de 80 foi o único modelo com aceitação geral, ele é modelado em função de ciclo da engenharia convencional, representa um desenvolvimento gradual e possui sequencias de passos ordenados que devem ser seguidos. O resultado de uma fase constitui a entrada da outra.
fases do modelo cascata
[pic 15]
3.3.1 Engenharia de sistemas:
Nesta fase, o trabalho começa com a definição de todos os requisitos necessários para o desenvolvimento do sistema proposto, também se aplica o reconhecimento das necessidades do usuários através da coleta de dados.
Análise:
As funções, restrições e os objetivos do sistema são estabelecidos por meio de consulta aos usuários do sistema. Em seguida, são definidos em detalhes e servem como uma especificação do sistema.
Projeto:
O processo de projeto de sistemas agrupa os requisitos em sistemas com a finalidade de implementação do Hardware e Software Envolve a identificação e a descrição das abstrações fundamentais do sistema, arquitetura do Software, estrutura de banco de dados, especificação das interfaces e todas as documentações necessárias
...