Programação em Banco de Dados
Por: maiconsanches • 17/10/2015 • Trabalho acadêmico • 814 Palavras (4 Páginas) • 171 Visualizações
Sumário
Resumo 1.1 3
Fundamentos de Consulta SQL 3
DML – Linguagem de Manipulação de Dados 4
Passo 2 5
Passo 3 6
Referências Bibliográficas 8
Resumo 1.1
Fundamentos de Consulta SQL
Christopher J. Date, autor, conferencista, pesquisador e consultor, com especialização na teoria de banco de dados relacional, fez a seguinte definição:
O Sistema de Banco de Dados é um sistema sofisticado de armazenamento e manutenção de registros como: incluir, excluir ou modificar registros existentes; alterar, remover, incluir dados nesses registros, de acordo com a necessidade de manipular as informações buscando realizar as necessidades da organização.
Antes que qualquer tipo de consulta, o sistema precisa traduzir a consulta para uma forma utilizável. A linguagem SQL é adequada para o uso humano, mas não para a representação interna de um sistema de consulta. A representação interna mais utilizada é baseada na álgebra relacional estendida.
SQL – Linguagem Estruturada de Sistema
A SQL - Structured Query Languag (Linguagem Estruturada de Consulta) é uma linguagem de alto nível dentro do modelo relacional, que suporta tanto linguagens de criação e alteração de tabelas e índices (DDL), quanto para seleção e atualização de dados armazenados nas tabelas (DML). Sua estrutura se baseia na álgebra relacional para analisar, traduzir otimizar e avaliar a consulta.
A Linguagem SQL tem como grandes virtudes sua capacidade de gerenciar índices, sem a necessidade de controle individualizado de índice corrente, algo muito comum nas linguagens de manipulação de dados do tipo registro a registro. Outra característica muito importante disponível em SQL é sua capacidade de construção de visões, que são formas de visualizarmos os dados na forma de listagens independente das tabelas e organização lógica dos dados.
Outra característica interessante na linguagem SQL é a capacidade que dispomos de cancelar uma série de atualizações ou de as gravarmos, depois de iniciarmos uma sequência de atualizações. Os comandos Commit e Rollback são responsáveis por estas facilidades.
Devemos notar que a linguagem SQL consegue implementar estas soluções, somente pelo fato de estar baseada em Banco de Dados, que garantem por si mesmo a integridade das relações existentes entre as tabelas e seus índices.
DML – Linguagem de Manipulação de Dados
A DML – Data Manipulation Language (Linguagem de Manipulação de Dados), é utilizada para realizar consultas, inclusões, alterações e exclusões de dados presentes em registros do banco de dados e as tarefas podem ser executadas em vários registros e em diversas tabelas ao mesmo tempo, utilizando os comandos Insert, Select, Update e Delete.
Insert
A declaração Insert deve satisfazer todas as restrições aplicáveis como por exemplo chave primária, restrições CHECK e restrições NOT NULL. Se alguma das restrições for violada ou ocorrer qualquer erro de sintaxe, a instrução não é adicionada e um erro é retornado.
Select
O comando SELECT permite recuperar os dados de um objeto do banco de dados, como uma tabela, view e, em alguns casos, uma stored procedure (alguns bancos de dados permitem a criação de procedimentos que retornam valor).
Update
Update é uma instrução para alterar os dados de um ou vários registros em uma tabela.
Delete
Delete é a instrução que remove um ou vários registros de uma tabela ou até mesmo a tabela inteira. Um subconjunto deve ser definido usando uma condição para exclusão ou todos os registros são excluídos.
Passo 2
Elaborar um arquivo de texto contendo as consultas SQL para realizar algumas consultas
para o sistema SIG. As consultas são baseadas nas tabelas do banco de dados ilustrados junto
à descrição do desafio na figura 1.
Consulta Clientes:
select NOME, CIDADE, UF, DATANASCIMENTO, GENERO
from CLIENTE
where CIDADE
order by NOME;
Consulta Funcionários:
select NOME, CARGO, DATANASCIMENTO, DATAADMISSAO, COMISSAO
from FUNCIONARIO
where ATIVO
order by CARGO;
Consulta vendas por funcionários:
select FUNCIONARIO_VENDA, VALORTOTAL
from VENDA
where
...