Protocolo TCP/IP
Por: Iago Duarte • 6/7/2016 • Relatório de pesquisa • 672 Palavras (3 Páginas) • 595 Visualizações
Protocolo TCP/IP
Originalmente, o nome TCP/IP vem de dois protocolos, o TCP (em português significa Protocolo de Controle de Transmissão), e IP (Protocolo de Internet).
O protocolo TCP/IP possui basicamente quatro camadas, sendo elas: Camada de Aplicação, Camada de Transporte, Camada de Rede e camada de Interface. Cada camada possui um grupo de tarefas específicas, isso garante a integridade dos dados que circulam pela rede.
Camada de Aplicação: É a camada que fica mais próxima do usuário, fazendo a ligação entre os programas e os protocolos de transporte. Na camada de Aplicação, operam vários protocolos, entre eles estão o HTTP (HyperText Transfer Protocol), FTP (File Transfer Protocol), DNS (Domain Name System), entre outros.
A comunicação da camada de aplicação com a camada de transporte é feito através de uma porta, existem várias portas, todas elas são numeradas e as aplicações padrão sempre usam uma mesma porta. Mas para que a numeração da porta serve? Como cada aplicação padrão usa sempre uma mesma porta, ao protocolo de transporte vai saber qual é o tipo de conteúdo do pacote de dados que ele ta recebendo através do número da porta, e no receptor, ele vai saber pra qual protocolo de aplicação ele deverá entregar o pacote.
Camada de Transporte: O protocolo mais usado na camada de transporte é o protocolo TCP (Transmission Control Protocol). A função da camada de transporte na transmissão de dados é pegar os dados que são passados pela camada de aplicação e transformar eles em pacotes.
Durante a recepção de dados, o protocolo TCP pega os pacotes passados pela camada de internet, coloca eles em ordem, confere se os dados estão íntegros e então, envia um sinal de confirmação ao transmissor, caso o transmissor não receba nenhum sinal, ele mandará novamente o pacote.
Além do TCP, existe também outro protocolo que é usado para dados que não são importantes, pois ele não possui nenhum mecanismo de confirmação e nem ordena os pacotes, ele é mais rápido que o TCP, o nome desse protocolo é UDP (User Datagram Protocol).
Na transmissão de dados, ambos os protocolos receberão os dados da camada de aplicação e colocarão cabeçalhos nesses dados. Na recepção de dados, o cabeçalho será retirado antes que os dados sejam enviados para a porta certa. No cabeçalho, há inúmeras informações. O cabeçalho UDP tem em média 8 bytes, e o cabeçalho TCP tem entre 20 e 24.
Camada Internet: Todo computador é identificado com um único endereço virtual, o IP. Na camada internet, os pacotes de dados que vieram da camada de transporte recebem um cabeçalho, esse cabeçalho possui dados de controles e o IP do computador que está enviando os dados e o IP do computador que deve receber os dados.
Para um dado chegar ao seu destino, ele deve usar o roteamento. Todas as redes possuem um roteador, que faz a ligação dos computadores com a rede local e a internet. Cada roteador tem uma tabela, nessa tabela há redes conhecidas e também tem uma configuração chamada gateway padrão, ele aponta para outro roteador na internet. Quando um computador envia um pacote de dados para internet, o roteador que está conectado em sua rede verifica se ele conhece o computador destino, caso ele não saiba, ele envia o pacote para o gateway padrão, esse processo é repetido até que o computador destino seja encontrado e o pacote de dados enviado.
...