Redes - DNS
Por: Gabriel Bassotto • 17/5/2015 • Trabalho acadêmico • 294 Palavras (2 Páginas) • 291 Visualizações
Nome: Gabriel Bassotto Quintiliano RA: B80BAE0 Turma: CC5P68
DNS
DNS(Domain Name System, em inglês) é um sistema responsável por traduzir endereços de IP em nomes de domínios. Por exemplo: o site www.redes.com.br, tem como IP 200.123.123.20, acessar tanto pelo nome, quanto no IP, o site será o mesmo, mas decorar o número de cada site dificultaria a navegação na internet.
Ele funciona de forma hierárquica, primeiro a raiz e depois existem duas terminações as genéricas de primeiro nível (oficialmente chamadas de gTLDs) é parte do endereço que possuiu .com, .org, .edu, etc e as de código de país para primeiro nível(ccTLDs) como .br(Brasil), .fr(França), .ar(Argentina), etc. Por último vem o nome do site que a pessoa quer. Com essa hierarquia fica muito mais fácil o DNS consultar no servidor buscando de nível em nível o site até achar o IP e responder a página correspondente ao domínio.
O DNS está estruturado da seguinte forma:
[pic 1]
Atualmente existem 13 principais servidores DNS pelo mundo, a maioria deles nos Estados Unidos. Japão, Holanda e Suécia possuíram um servidor cada um. Sem eles a internet não funcionaria. Destes 6 servidores são gerenciados por instituições públicas ou acadêmicas, 3 por empresas e 3 por governos. Os 13 são servidores de raiz, por segurança foram espalhados para caso ocorra um problema em um, o outro pode assumir e não ter o menor problema.
Uma das organizações responsáveis pelo gerenciamento de um destes servidores, a VeriSign, tem um servidor mestre que replica para todos os outros. Uma invasão em qualquer servidor destes pode causar problemas incalculáveis. Por isso as empresas seguem uma norma da IANA e aprovada pelo Governo dos Estados Unidos para segurança dos servidores.
...