TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes - Pentium III

Por:   •  26/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  926 Palavras (4 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 4

Pentium III

Introdução

O Pentium III, com os nomes código “Katmai”, “Coppermine” ou “Tualatin”, é um microprocessador de sexta geração fabricado pela Intel, tendo a mesma arquitetura do Pentium Pro e concorria com o Athlon da AMD.

 As primeiras versões eram muito parecidas com o Pentium II, mas com instruções SSE (Streaming SIMD Extensions - um set de 70 novas instruções, que são capazes de melhorar o desempenho do processador, não só em jogos e aplicativos gráficos, mas também em softwares de descompressão de vídeo, reconhecimento de fala e aplicativos multimídia em geral).

O Pentium III trouxe uma série de refinamentos sobre a arquitetura do Pentium II, que tornaram a plataforma mais elegante, melhoraram o desempenho em diversas áreas e, em resumo, permitiram que ela se popularizasse, com processadores e placas mais baratas.

Na época do Pentium III existiam poucos aplicativos otimizados, mas o número foi crescendo ao longo dos anos e hoje em dia quase todos os jogos, aplicativos de conversão de áudio e vídeo, compactadores e descompactadores de arquivos e aplicativos de edição de imagem ou modelagem 3D (entre outros) oferecem algum nível de otimização para as instruções SSE, muitas vezes com ganhos consideráveis de desempenho.

Os projetos dos processadores foram também sendo adaptados ao longo do tempo para incluir mais unidades de processamento e novos registradores, com o objetivo de aumentar o número de instruções processadas por ciclo. Assim, o Pentium III foi então substituído pelo Pentium, 4 que teve a missão de aumentar a frequência do processador.


Principais características do microprocessador

As principais características do Intel Pentium III são:

  • Velocidade de processamento de 450MHz e 500MHz;
  • Utilização do processo de fabrico a 0.25µ, o que permite reduzir o consumo de potência e aumentar as frequências do núcleo;
  • Sua frequência de barramento externo pode chegar a 133Mhz, ou seja, 1,06 GB/s;
  • Com a criação do SSE, ocorreu a Inclusão de extensões “Internet Streaming SIMD” (Single Instruction, Multpliple Data), um método de operação de computadores com várias unidades operacionais em computação paralela.
    Neste modo, a mesma instrução é aplicada simultaneamente para produzir maiores resultados;
  • Aumento pela arquitetura DIB (Barramento Dual Independente) de largura de banda e performance em relação aos processadores de barramento único;
  • Inclusão de número de série de processador, que permite que o computador, e por inerência o utilizador, seja facilmente reconhecido numa rede ou por aplicações;
  • Cache L1 de 32KB (16KB para dados e 16KB para instruções) cache L2 unificada de 512KB (permitindo um acesso mais rápido aos dados mais utilizados);
  • Suporte de cache de memória com até 4GB de espaço endereçável;
  • Permissão para sistemas escaláveis expandidos com até dois processadores e 64GB de memória física;
  • Encapsulamento SECC2, criado pela Intel, que permite uma maior disponibilidade de espaço e maior proteção no manuseamento do CPU.

[pic 1]


Arquitetura (descrição detalhada da arquitetura).

A arquitetura usada no Pentium III (assim como para o Pentium II, Xeon e o Celeron) teve base na arquitetura utilizada no Pentium Pro.

Entre as inovações trazidas pelo Pentium Pro, podemos destacar a arquitetura superescalar com três canalizações, o suporte a multiprocessamento com até 4 processadores trabalhando em paralelo e o cache L2 integrado ao processador. O barramento de endereços do Pentium Pro também foi ampliado, de 32 para 36 bits, permitindo-o endereçar até 64 GB de memória (2 elevado à 36º).

Além disso, enquanto o Pentium pode processar até duas instruções simultaneamente, o Pentium Pro possui três unidades de execução, o que permite processar até três instruções por ciclo.

Foto da Arquitetura: http://sca.unioeste-foz.br/~habib/x/trabalhos/grupob2/public_html/00/esq-geral.htm

-

Mais sobre a arquitetura: http://conteudo.icmc.usp.br/pessoas/otj/SSC0510_arquivos/Aula11%20-%20parte%201.pdf

https://prezi.com/cmfe7qkpedta/pentium-iii/

http://www.hardware.com.br/livros/hardware-manual/pentium-pro.html

-

• Qual o tipo de arquitetura do microprocessador (RISC, CISC, Mista)?

Processadores da família x86, como o Pentium II, Pentium III e AMD Athlon, misturam características das duas arquiteturas, por simples questão de performance.

• Organização das memórias.

http://www2.pelotas.ifsul.edu.br/sandro/docs/OC_unidade_04_1_IO.pdf

• Interrupções. (???)

• Portas de I/O (entrada e saída).
[pic 2] 


Principais registradores        

Registradores MM

Os registradores MM possuem 64 bits, dos quais são utilizados para realizar cálculos com pacotes de dados do tipo inteiro. Os registradores são numerados de MM0 à MM7.
Todas as operações MMX são realizadas nos registradores MM, nos registradores de propósito gerais e/ou memória.
A extensão MMX recusava registradores de ponto flutuante, o que fazia com que a CPU ficasse impossibilitada de trabalhar simultaneamente com instruções de ponto flutuante e SIMD. Por isso, o paralelismo só era conseguido com instruções de aritmética com inteiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (439 Kb)   docx (781.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com