Redes e suas Topologias Físicas
Por: geovannisouza20 • 16/4/2016 • Dissertação • 343 Palavras (2 Páginas) • 299 Visualizações
Redes e suas Topologias Físicas
As redes de computadores tornam possível a comunicação entre as pessoas, podendo compartilharem informações, e desempenhar melhor a realização de tarefas. São estruturas que conseguem manter os dados ao alcance dos seus usuários. A topologia de redes descreve como as redes de computadores serão interligadas, tanto o físico, como o lógico. A topologia física representa como as redes serão conectadas e o meio de conexão dos dispositivos de rede. Já a topologia lógica faz referência à forma com que os nós se comunicam pelos meios de transmissão.
Topologias Físicas
A topologia física descreve por onde os cabos passam e onde as estações, os nós, roteadores e gateways estão localizados. As topologias mais utilizadas são as do tipo estrela, barramento e anel.
Barramento
Aqui todos os nós estão conectados a uma barra que é compartilhada entre todos os processadores, podendo o controle ser centralizado ou distribuído. Para esta topologia utilizamos o cabo coaxial como meio de transmissão. Cada nó é ligado em série em um mesmo backbone. As informações enviadas por um nó são transportadas através do backbone até chegar ao nó de destino. Apenas uma máquina escreve no barramento enquanto as outras escutam e armazenam os dados que foram destinados a elas. Quando um computador transmite um sinal, ocupada a rede inteira e outro computador não consegue enviar outro sinal ao mesmo tempo, pois gera uma colisão, sendo assim necessário reiniciar a transmissão dos dados.
Anel ou Ring
Neste tipo os dispositivos ficam conectados em série, onde formam um anel. A transmissão de dados é unidirecional, passando nó a nó até chegar no destino. Quando uma estação envia uma mensagem, essa mensagem deve passar por outras estações até chegar na estação de destino. Cada estação deve possuir um repetidor, para que assim seja evitada a distorção dos dados.
Estrela
A topologia em estrela é o tipo mais comum nos dias de hoje, pois existe um concentrador, o qual se encarrega de retransmitir todas as informações para as outras estações, tornando mais fácil a localização de um problema.
...