Resenha do Livro O Segredo de Luísa
Por: Rafael Figueiredo • 9/9/2021 • Resenha • 550 Palavras (3 Páginas) • 230 Visualizações
1 INTRODUÇÃO 4
2 EVOLUÇÃO 4
3 TIPOS 4
5 CONCLUSÃO 5
REFERÊNCIAS 5
1 INTRODUÇÃO
A história dos dispositivos de armazenamento surge junto com a escrita. Desde que os homens começaram a registrar sobre seu dia-a-dia, ainda nas cavernas, a escrita se tornou ferramenta de sobrevivência, uma vez que, sua vivencia, experiencia e atuação poderia ser registrada, transformada em dados, em informação, portanto dispositivos de armazenamento surgem antes mesmo da computação.
Segundo a empresa IBM, armazenamento de dados refere-se a “mídia magnética, óptica ou mecânica que registra e preserva informações digitais para operações em andamento ou futuras”. Neste trabalho serão abordados de forma cronológica todos os dispositivos de armazenamento usados no âmbito computacional, serão apresentados os tipos de armazenamentos e suas funções. Outro ponto importante é a engenharia de materiais por trás da evolução dos mesmos, como a descoberta de novos materiais possibilitaram tornar cada vez mais os dispositivos de armazenamento poderosos e ao mesmo tempo cada vez mais compactos.
Serão apresentadas também as vantagens e desvantagens dentre os vários tipos de dispositivos de armazenamento, além de, classificar e diferenciar os dispositivos de armazenamento permanentes e voláteis, o objetivo deste projeto é esclarecer e apresentar com dados a importância de armazenar dados dentro da computação desde o início até a próxima geração onde o armazenamento de dados se torna titânico.
2 EVOLUÇÃO
3 TIPOS
5 CONCLUSÃO
Ao longo da história, o homem precisou desenvolver meios de armazenar dados e informações para que a transmissão do conhecimento pudesse perpetuar as gerações futuras. Desse modo, para auxiliar nos recursos que permitem o armazenamento de dados, existem alguns dispositivos que cumprem tal função, como o disco rígido (HD) que pode ser interno ou externo, mídias graváveis e regraváveis a exemplo de CD, DVD e Blu-Ray, ou cartão de memória e Pen drive. Outros já foram extintos, como os disquetes criados na década de 70 e amplamente utilizados até que se tornaram obsoletos.
O HD, por exemplo, é uma peça muito importante do computador e um ótimo meio de armazenamento, os tipos de HD utilizados atualmente demonstram o quanto a tecnologia evoluiu tanto a nível físico quanto lógico. Nele, houveram mudanças em suas dimensões, em sua capacidade e velocidade. Em 2002, 5 exabytes de informações digitais haviam sido produzidas, e desse total, 2 exabytes estavam armazenados em discos rígidos. Ainda nos dias atuais, muita gente depende dele para guardar seus arquivos. Compreender a relevância de um bom HD, sua capacidade, funcionalidade, e como conservá-lo, ajuda também a definir a qualidade do computador que poderá ser adquirido por um usuário.
O usuário que possui dados que precisam ser armazenados por muito tempo, deve sempre se preocupar com a compatibilidade entre as novas tecnologias
...