SISTEMA OPERACIONAL O que é um sistema operaciona
Por: Adrianoss Santos • 3/4/2016 • Exam • 3.179 Palavras (13 Páginas) • 423 Visualizações
RESUMO
SISTEMAS OPERACIONAIS
DISCIPLINA : SISTEMAS OPERACIONAIS CCT0011
CURSO : REDES DE COMPUTADORES
ALUNO : ADRIANO SILVA SANTOS (201408310351)
PROF : MATEUS NOVAES
SISTEMA OPERACIONAL
O que é um sistema operacional?
Um S.O. é um software que gerencia o Hardware e o Software de um este Software que o S.O. pode vir embarcado em vários tipos de plataformas como por exemplo : Computadores, Smartphones, Geladeiras, Relógios e outros milhões de plataformas que é embarcado um sistema operacional. E ele serve para gerenciar a interação homem e maquina e utilizar o Hardware a depender da aplicação de cada Software e utilizando cada hardware necessário no momento exato para que aquele software seja executado da melhor maneira.
Antigamente os Sistemas Operacionais operavam em Lote onde apenas só poderia ser executado apenas uma tarefa por vez e nada mais, por tanto se fosse iniciado uma tarefa pelo S.O somente poderia ser executada outra assim que a primeira fosse finalizada, com isso apenas uma tarefa tomava todos os recursos do hardware da maquina mesmo que a o hardware tivesse capacidade para fazer mais processamento. Mais vendo que esta maneira não aproveitava tanto o hardware foi criado um Sistema Operacional que era Multiprogramado neste novo sistema era possível o S.O executar varias tarefas dividindo o tempo da CPU para cada processo que estivesse em execução e não mais um de cada vez.
Mais para que este Sistema Multiprogramado possa existir é necessário que existam atividade de entrada e saída de dados providos pelo S.O, gerenciamento de memoria o S.O tem que subdividir a memoria alocando espaços necessários para as diversas tarefas que estejam executando, e a CPU tem que escolher quais das diversas tarefas que estão prontas para poder processa-las. Esse tipo de sistema também é chamado de Sistemas de Tempo Compartilhado, pois o S.O compartilha o tempo de processamento da CPU . Existem um S.O que é bem parecido com o Multiprogramado que são os Sistemas Paralelos e neste caso o S.O ultiliza mais de um processador no sistema e existem dois tipos de sistemas paralelos:
*Sistema Fracamente Acoplado: Neste tipo o sistema possui sua própria memoria. O Sistema Fracamente Acoplado contem um subsistema chamado Sistemas Distribuídos.
*Sistemas Distribuídos: Neste sistema ele distribui o processamento, neste caso o foi feito a solicitação do processamento de um dado e ele é processado em outras maquinas, neste tipo de sistema existe o compartilhamento de recurso por exemplo: caso uma maquina esteja precisando de mais espaço de memoria e em outra maquina esta sobrando ele pode utilizar aquele espaço que esta sobrando da outra maquina assim como processamento e outros recursos. Geralmente esse sistema é aplicado em servidores, e neste sistema existe Clustering assimétrico: que nada mais que servidor que faz o monitoramento dos outros servidores que estão em funcionamento e processando dados, e o Clustering simétrico: neste caso não existe um servidor dedicado para fazer monitoramento dos outros servidores todos os servidores são utilizados para executar aplicações.
*Sistema Fortemente Acoplado: Neste tipo o sistema os vários processadores se comunicam e compartilham memoria e clock. O Sistema Fortemente Acoplado é subdividido em outros dois subsistemas o Multiprocessamento Simétrico e Assimétrico:
*Multiprocessamento Simétrico: Neste caso o Kernel também é compartilhado através da memoria que também é compartilhada pelos diversos processadores , e nele é possível os diversos processadores trabalharem ao mesmo tempo.
*Multiprocessamento Assimétrico: Neste tipo de Multiprocessamento Assimétrico existe um processador máster e é ele quem passa as tarefas para os outros processadores.
*Sistemas de Tempo Real: são sistemas que precisam da uma resposta rápida em um curto espaço de tempo, como controlar algum tipo de aplicação ou monitoramento de alguma aplicação ou serviço, e podem se subdividir Sistemas de tempo real Rígido ou Flexível:
*Sistemas de Tempo Real Rígidos (ou Críticos): São sistemas cuja falha pode causar grandes prejuízos, e o tempo de execução são obedecido com rigidez e pode causar conflito com sistemas de tempo compartilhados, o armazenamento neste tipo de sistema é limitado ou quase inexistente pois os dados são armazenado na memoria ROM.
*Sistemas de tempo Real Flexível (ou Não Critico):São sistemas cuja falha não causa grandes prejuízos, são compatíveis com o sistema de tempo compartilhado são muito utilizado em aplicações que necessitam de tempo de respostas curtas e não criticas.
*Sistemas Portáteis: São sistemas utilizados em computadores de mão e sistemas embarcados, características ou desvantagens: imitação de memoria e processadores mais lentos, baixo consumo de energia e telas pequenas.
Vendo todos esses tipos de sistema é necessário saber também como estes sistemas operam como é feito o gerenciamento de todos os I/O da maquina mais a CPU e o S.O. e esse gerencia é feita desta maneira :
Todos os dispositivos de I/O e a CPU disputam pela utilização da memoria sendo que cada dispositivo de I/O possui uma controladora é esta controladora por sua vez possui um BUFFER para armazenar os dados dos dispositivos de I/O, e como funciona a interação entro o I/O, controladora, CPU e o S.O. : a controladora solicita o dado para o I/O o I/O por sua vez carrega os dados no Buffer, assim que os dados forrem carregados no Buffer a controladora informa para a CPU que os dados já estão no Buffer através de um interrupção e a CPU por sua vez vai verificar a rotina(rotina são ações que devem ser tomada para cada tipo de dispositivo especifico) correspondente aquela interrupção e chamar aquela rotina e o S.O. salva o contexto que o mesmo estava executando e vai tratar aquela interrupção e tratar aquele dado, outras interrupções são desativadas momentaneamente enquanto o enquanto a CPU trata uma rotina de interrupção ele faz essa desativação de outras interrupções para prevenir que não ocorra nenhum erro durante a execução de uma rotina.
...