SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – GOVERNANÇA DE TI
Por: rafaelgsantos1 • 10/4/2016 • Trabalho acadêmico • 528 Palavras (3 Páginas) • 351 Visualizações
[pic 1]
...............................................................................................................................
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – GOVERNANÇA DE TI
ANA PAULA MARTINS PIMENTEL – 202212014
LEONILDO CAMPELO DOS SANTOS RA 227162014
RAFAEL GONÇALVES DOS SANTOS RA 254162014
PORTFÓLIO Nº 01
Cobit
...............................................................................................................................
Guarulhos
2015
ANA PAULA MARTINS PIMENTEL
LEONILDO CAMPELO DOS SANTOS
RAFAEL GONÇALVES DOS SANTOS
PORTFÓLIO Nº 01
Cobit
Trabalho apresentado ao Curso Sistemas de Informação da Faculdade ENIAC para a disciplina de Cobit.
Prof. Rodrigo Rodrigues
Guarulhos
2015
[pic 2]
Respostas
.............................................................................................................
- O Modelo COBIT é aplicavél em qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, tendo de ser, por sua vez, ajustado de acordo com as necessidades da empresa, estando assim alinhado ao seu porte para que seja utilizado apenas o necessário dele.
- O COBIT auxilia gestores, técnicos, especialistas e auditores sendo um modelo de referência para os mesmos, sob governança de TI, controlando informações e gerenciando riscos, agregando valor sobre investimentos de TI, garantias no gerenciamento de Controles de Serviços de TI e para fundamentar as opiniões dos auditores e fornecer conselhos sobre gestão de controles internos.
- Sempre há vantagens em utilizar o modelo cobit, no caso de empresas de pequeno porte onde TI não seja a causa de sobrevivência da mesma, há uma versão do COBIT resumida, o COBIT Quickstart focada nos processos de TI, objetivos de controle e métricas, fornecendo fundamentos das suas principais ações.
- O BACEN adotou o modelo devido os Riscos Operacionais existentes, como por exemplo, Segurança das Informações e Contingências nas Operações, Planejamentos de DR (Disaster Recover) e Integridade nos Processos.
- O COBIT é um guia de boa prática para qualidade dos Processos e Governança de TI. Possui conjunto de controles, métricas e processos aplicados sobre as normas ABNT NBR ISSO/IEC 27001 e 27002, garantindo seu cumprimento, sendo utilizado em auditorias como base e fornecendo conselhos à auditores, que utilizam os processos do COBIT para auditar as Normas.
CONCLUSÃO
Ana Paula Martins Pimentel
Independete do porte da empresa o COBIT é sempre bem empregado sendo ajustado a mesma e trazendo inumeros benefícios, agrega valores e conhecimento entre muitos outros. Há versões adaptadas para empresas de pequeno e médio porte como no caso do COBIT Quickstart, empregado nessas em que o TI não está, por assim dizer, presente fielmente.
...