Servidores, alvo da Tecnologia Gigabit Ethernet
Por: Rodrigo Oliveira • 18/6/2015 • Trabalho acadêmico • 271 Palavras (2 Páginas) • 1.178 Visualizações
Servidores, alvo da Tecnologia Gigabit Ethernet
A tecnologia Gigabit é uma evolução da tecnologia Ethernet, contando com uma taxa de transmissão 10 vezes mais rápida que a tecnologia Fast Ethernet e 100 vezes mais rápida que a tecnologia Ethernet.
Ela agrega características como; o protocolo CMSA/CD, modos de transmissões Full-Duplex e Half Duplex, a Gigabit torna se muito eficaz para backbones das tecnologias 10/100 da Base-T e futuramente podendo substituir a tecnologia 100 Base-T também nos desktops.
Atualmente existem aplicações que exigem muito das redes de computadores, e a Gigabit conta com uma performance adequada para esse problema por ser uma tecnologia robusta. E sua flexibilidade é um grande ponto forte também, por causa da sua compatibilidade ela pode ser fácil mente implementada, pois ela conta com o mesmo protocolo CMSA/CD, estrutura de formato, e a mesma estrutura de tamanho do padrão Ethernet, que é aplicada 83% dos PC’s do mundo todo, por ser de fácil implementação, ela torna-se uma tecnologia de baixo custo também.
Por tratar-se de uma tecnologia robusta, servidores são alvos da Gigabit Ethernet, um processo de migração que ainda está longe de se possível. Os routers que tem o objetivo de servir de mediador para restabelecer a comunicação, são raros no mercado que possuem a capacidade de suportar o volume de tráfego na Gigabit. O obstáculo dos routers se tornam o mesmo problema na migração do FDDI para o Gigabit Ethernet, um processo que implica na sobrecarga dos routers. Uma resposta a esse problema seria a multiplicação dos servidores para distribuir a carga, mas ainda se torna um processo menos eficaz por causa que aumenta seu custo de exploração.
...