Sistema Operacional
Por: lilasm8 • 28/11/2016 • Artigo • 764 Palavras (4 Páginas) • 542 Visualizações
1. Defina:
a) Arquivo
Um arquivo é uma sequência de informações binárias, ou seja, uma sequência de 0 e 1. Este arquivo pode ser armazenado para guardar um vestígio destas informações.
b) Diretório
Estrutura de dados que contém informações sobre os arquivos
c) Tabela de arquivos abertos ou Tabela dos descritores de arquivos abertos ou open-file table
Para ser mais rápido o acesso, o sistema de arquivos mantém na memória uma tabela contendo todos os descritores de arquivos em uso
d) Tabela de arquivos abertos por processo
É associada ao descritor de cada processo que
manipula o arquivo. Nesta tabela está a posição corrente no arquivo para cada processo e o modo de abertura do arquivo (tipo de acesso) e apontador para a entrada correspondente na TDAA do SO.
2. Como os arquivos podem ser organizados?
A forma mais simples de organização de arquivos é através de uma seqüência não- estruturada de bytes. Neste tipo de organização, o sistema de arquivos não impõe nenhuma estrutura lógica para os dados. Alguns sistemas operacionais possuem diferentes organizações de arquivos. Neste caso, cada arquivo criado deve seguir um modelo suportado pelo sistema de arquivos. As organizações mais conhecidas e implementadas são a seqüencial, relativa e indexada.
3. Quais os possíveis métodos de acesso a arquivos?
Sequencial, Acesso Direto e Acesso Sequencial com posicionamento
4. Caracterize a estrutura de um Sistema de Arquivos
5. Explique o mecanismo de dois níveis de tabelas para manter as informações sobre arquivos abertos no sistema. Por que não é usada apenas uma tabela geral?
6. Como é possível evitar que um processo abra um arquivo apenas para leitura e depois execute operações de escrita? Qual a estrutura de dados envolvida?
7. Um Sistema A trabalha somente com um diretório linear. Um Sistema B trabalha com uma estrutura de diretórios organizada em árvore, com 3 níveis. Nos dois sistemas, um descritor de arquivo ocupa exatamente 1 setor. No sistema B, um descritor de diretório (entrada de diretório que aponta para um subdiretório e não para um arquivo) também ocupa 1 setor. Atualmente, o Sistema A contém 1000 arquivos. O Sistema B também contém 1000 arquivos, sendo que o diretório do primeiro nível contém 10 descritores de diretórios do segundo nível. Os diretórios do segundo nível contém, cada um, 10 descritores de diretórios do terceiro nível. Os diretórios do terceiro nível contém cada um, 10 descritores de arquivos.
a) Quantos setores são gastos pelo sistema de arquivos, além do espaço necessário para armazenar o próprio conteúdo dos arquivos?
b) Quantos setores devem ser lidos do disco, em média, na abertura de um arquivo, sendo que cada pesquisa em diretório acessa, em média, metade das entradas do diretório em questão?
8. Qual método de alocação de arquivos permite uma melhor ocupação do espaço em disco?
9. Como o SO pode realizar a gerência de espaço livre em disco? Caracterize as várias formas.
10. Um disco CD-ROM contém um sistema de arquivos no qual todos os arquivos são imutáveis. Qual método de alocação, entre alocação contígua, encadeada e indexada é mais apropriado? Justifique sua resposta.
...