Sistema auxilio alimentar
Por: Lorena Pacheco • 12/5/2017 • Trabalho acadêmico • 2.884 Palavras (12 Páginas) • 337 Visualizações
TRABALHO INTERDISCILINAR DIRIGIDO IV
. INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
PLANEJAMENTO ALIMENTAR ONLINE COM AUXILIO PROFISSIONAL
CURSO: Sistemas de informação
Bruno Metzker, Claudemiro Caetano, Diogo Majela, Ewerton Luíz, Henrique Alves, Lorena Pacheco, Thales Simão, Virgínia Teles.
Professor TIDIR Orientador: Max do Val Machado
Professores Co-orientadores: Erica Rodrigues de Oliveira, Gilmar Luiz de Borba, Jeferson Moreira dos Anjos, Rodrigo Santarelli.
__________________
_______________________________________________________________________________________
Resumo - O acompanhando nutricional é realizado através de consultas mensais, onde é proposto pelo nutricionista, planos alimentares que devem ser seguidos diariamente. A elaboração desse plano alimentar é realizada e entregue impresso ao paciente. O presente trabalho propõe o desenvolvimento de um sistema nutricional, onde o paciente terá o controle do plano alimentar, lista de substituições e histórico de consultas. Dessa forma, o paciente terá acesso aos dados necessários para seguir o plano alimentar proposto em qualquer local, através de equipamento com acesso à internet.
Palavras-chaves – nutricionista, plano alimentar, sistema nutricional, acesso à internet.
1. Introdução
Os hábitos alimentares e as necessidades nutricionais do homem contemporâneo começaram a ser estabelecidos no passado pré-histórico, e as práticas alimentares sofreram adaptações muitas vezes para hábitos pouco saudáveis, o que constitui desvantagem para a saúde, associando-se muitas vezes com os desvios ponderais e desenvolvimento de deficiências nutricionais múltiplas ou específicas (CANESQUI, 1968).
Ao analisar pacientes que realizam consultas nutricionais, foi identificada a possibilidade de otimizar o processo realizado. Na consulta o paciente passa por diversas avaliações, que ao final é introduzido a um planejamento alimentar onde é propostas mudanças de hábitos em relação à alimentação e perfil. O planejamento alimentar é então, entregue ao paciente impresso, juntamente com uma lista de substituições, que contém alimentos que podem ser alternados. A utilização, manuseio e transporte desses relatórios para acompanhamento da dieta, pode se tornar incômodo, além estarem sujeitos a perda e danificação.
Todos esses fatores nos levaram a concepção de uma proposta, com o intuito de facilitar o acompanhamento e consulta de informações, relacionadas ao plano de alimentação, fornecidas pelo nutricionista ao paciente. Utilizando a tecnologia, através da facilidade de acesso e larga utilização da Internet, visamos fornecer um meio para que este processo seja mais simples e acessível, esse é o objetivo geral deste trabalho.
Assim, foi realizada pesquisa estruturada com nutricionistas e pacientes, onde foi identificado que a criação de um sistema web com essa proposta seria útil para ambas as partes. Pois, facilitaria o acompanhamento ao tratamento e a comunicação entre nutricionista e paciente.
Portanto, o objetivo especifico deste trabalho é criar uma sistema web, que será acessado por nutricionistas e pacientes. O sistema irá atuar como um auxiliar, para que os pacientes que procuraram avaliação nutricional sejam capazes de acompanhar o seu plano de alimentação de forma prática, acessível e rápida.
2. Referencial Teórico
2.1. Nutrição
A avaliação do estado nutricional tem como objetivo verificar o crescimento e as proporções corporais em um indivíduo ou em uma comunidade, visando estabelecer atitudes de intervenção. (MELLO, 2002).
A avaliação nutricional cumpre uma parte importante na constante busca por qualidade de vida e saúde. Nos dias atuais, em que a quantidade de pessoas acima do peso apresenta números preocupantes, o Ministério da Saúde divulgou uma pesquisa que revela que quase metade da população brasileira está acima do peso. Segundo o estudo, 42,7% da população estavam acima do peso no ano de 2006. Em 2011, esse número passou para 48,5% (SBEM, 2013).
Assim, quanto mais populações e/ou indivíduos são avaliadas do ponto de vista nutricional, e quanto mais seriadas são essas avaliações, mais intervenções precoces podem ser instituídas, certamente melhorando a qualidade de vida da população de uma forma geral. (MELLO, 2002).
2.2 Tecnologias
Um computador digital consiste em um sistema interconectado de processadores, memória e dispositivos de entrada/saída(E/S). (TANENBAUM; AUSTIN, 2013)
Podemos conceituar Banco de Dados como sendo um conjunto de dados com certa organização característica, com o objetivo de armazenamento persistente dos dados e dotado de mecanismos de manipulação para obtenção de informações e recuperação posterior, dentro de um sistema de informação (MEDEIROS, 2013).
Segundo Elmasri e Navathe (2011) muitos modelos de dados são classificados de acordo com o tipo de conceitos que eles utilizam para descrever a estrutura do banco de dados. Modelos de dados de alto nível ou conceituais, oferecem conceitos que são próximos ao modo como os usuários percebem os dados. Modelos de dados de baixo nível ou físicos são voltados para especialistas de computadores, não para usuários finais. Entre esses dois extremos está uma classe de Modelos de dados representativos, de implementação ou lógico, que oferece conceitos que podem ser facilmente entendidos pelos usuários finais, mas que não está muito longe do modo como os dados são organizados e armazenados.
O MySQL é um SGBD relacional de código aberto usado na maioria das aplicações gratuitas para gerir suas bases de dados. O serviço utiliza a linguagem SQL (Structured Query Language – Linguagem de Consulta Estruturada), que é a linguagem mais popular para inserir, acessar e gerenciar o conteúdo armazenado num banco de dados. (ROCHA, 2012)
PHP (um acrônimo recursivo para PHP: Hypertext Preprocessor – Pré processador de Hipertexto) é uma linguagem de script open source de uso geral, muito utilizada e especialmente guarnecida para o desenvolvimento de aplicações Web. (ACHOUR, 2014).
...