Sistemas de informações contábeis e gerenciais
Por: Thiago121291 • 25/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.674 Palavras (7 Páginas) • 264 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ATUARIAIS
THIAGO GUERRA COELHO
ARTHUR NASCIMENTO SOUZA ROLIM
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS E GERENCIAIS
RECIFE
2015
INTRODUÇÃO
Para as empresas de caráter privado o contato com os Sistemas de informação foi mais rápido, visto que aí são muito menos burocráticos os trâmites pelos quais passam as iniciativas deste setor. Na área Pública, tais benefícios são mais problemáticos, pois se subordinam a métodos burocráticos complicados que objetivam a preservação do Patrimônio Público. Porém, mesmo com tal problema na implantação de Sistemas de Informações no setor público mais abrangente, hoje, já existem sistemas que suprem tais necessidades dos diversos Setores Públicos, principalmente no âmbito federal.
No presente trabalho, abordam-se justamente sistemas de informações contábeis e gerenciais que atendem as esferas federal (SIAFI), estadual (SIAFEM) e municipal (SIGECOM). Em cada ferramenta será analisado suas funcionalidades, objetivos e como estão estruturados na forma de liberação dos seus dados.
ESFERA FEDERAL: SIAFI
O Sistema Integrado de Administração Financeira/SIAFI foi Implantado pela Secretaria do Tesouro Nacional em 1987, e é responsável pela organização contábil do Governo federal.
No início, as dificuldades foram muitas para a implantação do Sistema principalmente no que diz respeito às tecnologias, mas vencidos os problemas o SIAFI se tornou o principal instrumento para “registro, acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial do Governo Federal”.
A eficiência do SIAFI como instrumento para controle da execução orçamentária gerou interesse dos Estados e Municípios por um instrumento semelhante, assim foi criado o SIAFEM Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios. Um grande defensor do uso do SIAFI como ferramenta na busca da transparência nas contas públicas é o deputado distrital de Brasília Augusto Carvalho que disse sobre o sistema: “O Brasil pode se orgulhar de dispor de uma das ferramentas mais modernas e eficientes de administração pública, que existe em poucos lugares do mundo. É um excelente banco de dados desenvolvido pelo Serpro e cumpre com sua função social de tornar o governo acessível ao cidadão. Além disso, contribui para que os parlamentares exerçam o papel, que lhes é conferido pelo voto representativo, de fiscalizar as políticas do governo”.
OBJETIVOS:
a) prover mecanismos adequados ao controle diário da execução orçamentária, financeira e patrimonial aos órgãos da Administração Pública;
b) fornecer meios para agilizar a programação financeira, otimizando a utilização dos recursos do Tesouro Nacional, através da unificação dos recursos de caixa do Governo Federal;
c) permitir que a contabilidade pública seja fonte segura e tempestiva de informações gerenciais destinadas a todos os níveis da Administração Pública Federal;
d) padronizar métodos e rotinas de trabalho relativas à gestão dos recursos públicos, sem implicar rigidez ou restrição a essa atividade, uma vez que ele permanece sob total controle do ordenador de despesa de cada unidade gestora;
e) permitir o registro contábil dos balancetes dos estados e municípios e de suas supervisionadas;
f) permitir o controle da dívida interna e externa, bem como o das transferências negociadas;
g) integrar e compatibilizar as informações no âmbito do Governo Federal;
h) permitir o acompanhamento e a avaliação do uso dos recursos públicos; e
i) proporcionar a transparência dos gastos do Governo Federal.
CARACTERÍSTICAS
• Sistema de Informação Centralizado
• Unificação dos Recursos Financeiros
• Automatização da Escrituração
FORMAS DE ACESSO
1. “Online”
– Documentos Orçamentários e Financeiros emitidos pelo sistema;
– Atualiza os arquivos do sistema com a digitação dos dados relativos aos atos e fatos da gestão;
– Disponibilidades Financeiras individualizadas em contas contábeis, compondo o saldo da conta única;
2. “Off-line”
– Emite os Documentos antes da introdução no sistema;
– Introdução dos Documentos no sistema pela UG pólo;
– Disponibilidades Finananceiras individualizadas em conta corrente bancária;
NÍVEIS DE ACESSO
• Indica o tipo de Informação a que a operação tem acesso:
Nível 1: acessa os dados somente da sua UG;
Nível 2: acessa dados da sua UG e das UG Off-Line;
Nível 3: acessa os dados das UG do Órgão;
Nível 4: UG setorial e acessa os dados das UG vinculadas;
Nível 5: acessa os dados das UG do Órgão e Entidades vinculadas;
Nível 6: acessa os dados das UG da mesma UF;
Nível 7: acessa os dados das UG vinculadas;
Nível 8: acessa os documentos cujos credores estejam localizados na mesma UF ou Município;
Nível 9: acessa todos os dados de toda e qualquer UG.
“ÁRVORE” DO SIAFI
• O SIAFI é um SISTEMA integrante da Rede SERPRO.
• Subsistema: conjunto de módulos.
• Módulo: subconjunto de transações afins.
• Transação: unidade de operação do SIAFI => entrada e consulta de dados do sistema.
Fluxo de dados
[pic 1]
ESFERA ESTADUAL: SIAFEM
O SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA PARA ESTADOS E MUNICÍPIOS - SIAFEM é um Sistema de processamento eletrônico de dados, desenvolvido pelo SERPRO, baseado no Sistema Integrado de administração financeira – SIAFI, do Governo Federal, para simplificar e uniformizar a execução orçamentária, contábil, financeira e patrimonial dos Estados e Municípios, de forma integrada, minimizando os custos, obtendo maior transparência, eficácia e eficiência na gestão dos recursos públicos, facilitando assim a apreciação das contas do governo estadual pelos órgãos de controle Interno do poder executivo e de controle externo representados pela Assembleia Legislativa e Tribunal de Contas. O SIAFEM é uma ferramenta poderosa para executar, acompanhar e controlar, a correta utilização dos recursos públicos estaduais.
...