Sri Lanka será o primeiro país conectado aos balões de internet do Google
Por: Wesley Ferreira • 18/8/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 400 Palavras (2 Páginas) • 259 Visualizações
Sri Lanka será o primeiro país conectado aos balões de internet do Google
O Google planeja tornar o Sri Lanka o primeiro país totalmente conectado à internet através dos balões do projeto Loon(Louco).
O projeto assinado no dia 28 de julho pelo governo do Sri Lanka e o Google assinaram já está em execução e está previsto para estar em funcionamento até 31 de dezembro desse ano e completamente disponível em 31 de março de 2016.
"Agora estabelecemos os termos para o trabalho e os desenvolvimentos, nos reuniremos com todas as operadoras de telecomunicação para discutir as modalidades a que devem prestar serviços à população", disse à Agência Efe o diretor-executivo da Agência de Informação, Comunicação e Tecnologia do Sri Lanka (ICTA), Muhanthan Canagey.
Este projeto visa levar a internet a todos os lugares da Terra, criando uma rede de balões que estarão flutuando na estratosfera (o dobro da altura das rotas aeronáuticas). Segundo estudos realizados pelo Google nessa altitude a direção e a velocidade dos ventos e os balões iram utilizar isso a seu favor.
A empresa se associou à companhias de telecomunicações para compartilhar o espectro de telefonia celular para as pessoas poderem se conectar diretamente à rede de balões de seus telefones e outros aparelhos com tecnologia 4G (LTE).
"Em poucos meses poderemos dizer verdadeiramente: o Sri Lanka está coberto", declarou o ministro das Relações Exteriores, Mangala Samaraweera, no momento do lançamento do projeto.
Apenas 2,8 milhões dos 22 milhões de telefones celulares do país, têm conexão à internet. Com este projeto, o governo pretende que a cobertura da rede chegue a toda ilha, que irá permitir a provedores fazer parte dos acordos com "torres celulares flutuantes".
"Nossos estudantes podem agora fazer cursos online de engenharia em Harvard, mas também estudar raros manuscritos em pali e negócios podem encontrar novos mercados", comentou o ministro.
"Na realidade os estudos nos mostraram que os pequenos negócios conectados à internet crescem o dobro do que os outros", acrescentou.
Com isso o governo acredita que a comunicação com a população será facilitada.
"A conectividade não é só se envolver com o mundo, pode também conectar os cingaleses entre si e com seu governo", assinalou.
Outra vantagem que essa tecnologia trará é a luta contra a corrupção e tornar mais transparentes e acessíveis os serviços públicos para os cidadãos, ressaltou o ministro.
"Planejamos colocar tantos escritórios de governo quanto for possível na internet", completou o ministro das Relações Exteriores.
FONTE:
http://tecnologia.uol.com.br/noticias/efe/2015/08/14/sri-lanka-sera-o-primeiro-pais-conectado-aos-baloes-de-internet-do-google.htm
Publicado em 14/08/2015 às 14h20.
...