Amazon, Apple, Facebook e Google Gigantes da Internet
Por: Carol Morchheiser • 1/5/2018 • Resenha • 900 Palavras (4 Páginas) • 417 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM LIDERANÇA E COACHING
Fichamento de Estudo de Caso
Carolina Luz Morchheiser
Trabalho da disciplina: Consultoria
Tutor: Prof. Jonas da Silva Abreu
Florianópolis
2018
Estudo de Caso :
Amazon, Apple, Facebook e Google
Gigantes da Internet
REFERÊNCIA: John Deighton e Leora Kornfeld, 514 – p07, 12 de dezembro de 2013, HARVARD BUSINESS SCHOOL.
A internet não foi criada para ser uma ferramente de marketing, teve de fato uma explosão no ano de 1995; e apenas em 2013 ela de fato estava a frente do marketing das empresas, quatro em especial: Google na area de propaganda, Amazon: na area de vendas e as redes sociais pelo Facebook. Já a Apple comercializando produtos e facilitando o dia a dia das pessoas.
No ano de 2013, a Amazon se torna a gigante no mundo de vendas online, propagandas de marketing e ferramentas com filtros interagem com o cliente, e são destaques de modelos de negócios da Amazon.
O google foi um marco na internet, no começo era somente um site de pesquisa comum, como Yahoo ou MSN e em pouco tempo, começou a vender propaganda de texto para anunciantes; em 2003 aderiu a um sistema em que permite oferecer propagando em qualquer página da internet, sem contar o lançamento do Gmail, que é usado até hoje gratuitamente por seus usuários. Em 2006, o Google anuncia a compra do Youtube, o que o fez concorrer diretamente com as tvs a cabo. No ano seguinte, lançou o sistema operacional de telemóvel android, mas pelo fato de ser gratuito, não tinha modelo de receita. Então em 2011, o Google adquiriu Motorola Mobility, lançou o Google Play, Wallet e o Google + e apesar de mais de uma década de inovação, obtinha maior parte de seu lucro, através das pesquisas.
A Apple entra na economia da internet sendo avaliada por investidores como líder na economia, tanto nos apps como em sistema operacional.
O facebook entra nesse cenário em 2005, mas foi em 2009 que começou a crescer, aumentando o tempo em que as pessoas gastavam na internet. Um visitante, por exemplo, passava em torno de 6 horas navegando, descobrindo negócios por meio de seus amigos, em apenas um curtir, além das exposições de mídias pagas. Sendo a maior receita do facebook, a propaganda.
O google possuía mais visitantes, porém o tempo de permanência era muito menor, em torno de 2 horas, sendo que se somarmos o tempo gasto em redes sociais e blogs a categoria era responsável por um quarto do tempo online. Contudo apesar do tempo online, no ano de 2012 o Facebook era mais lento para atrair clientes do que o google. Mas Zuckerberg estava otimista que em breve o cenário seria diferente, pois como ele mesmo diz: “nós basicamente nem estávamos tentando”.
No final ainda do ano de 2012, o facebook lança a plataforma de telemarketing, aonde cookies são inseridos no navegador do visitante quando o mesmo pesquisa um site, e é impactado na sequência por anúncios dentro da rede social, a vantagem desse negócio foi para o Facebook, já que metade do
...